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Black Friday, Copa do Mundo e 5G aquecem segundo semestre no varejo; veja principais tendências de compra

Após quedas de vendas consecutivas em razão da alta da inflação e dos juros, a expectativa é de crescimento para o período, aponta especialista

Depois de sofrer com quedas bruscas de vendas no varejo ao longo do ano, devido ao aumento de juros e alta inflação, o segundo semestre de 2022 deve indicar tendência de elevação das vendas no setor. Pela primeira vez, a Black Friday coincide com a primeira semana da Copa do Mundo, que teve início no Catar, no domingo (20) – justamente o período que precede as tradicionais promoções da data. Somado a isso, o recente lançamento do 5G, já em operação nas cidades em que a tecnologia foi implementada, deve impulsionar as atividades do segmento.

Com tantas novidades, o varejo já consegue visualizar tendências de consumo novas e outras que já existiam, mas se intensificaram. Pensando nisso, Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retailtech especialista em inovação para o varejo, elencou as três principais modalidades de compra que devem seguir em alta durante a combinação de Black Friday e Copa do Mundo, além da chegada do 5G. Confira:

Compras híbridas (Online e Presencial)

A compra híbrida, junção do físico e digital, tem se mostrado uma tendência crescente que deve ganhar ainda mais força na sazonalidade da Black Friday, Copa do Mundo e chegada do 5G. Essa modalidade oferece possibilidades que combinam lojas online e físicas, como pesquisar na internet e comprar fisicamente, comprar em lojas virtuais e fazer a retirada nos endereços físicos, comprar na loja física e receber em casa, entre outras facilidades.
 

“As compras híbridas permitem unir as experiências que o online e presencial proporcionam aos consumidores, o que faz com que as marcas invistam cada vez mais na estratégia omnichannel, para que o consumidor tenha uma experiência positiva em todos os canais de venda do varejo”, afirma Dias.

Tecnologia QR Code e totens de autoatendimento

Agilidade, praticidade e liberdade são algumas das principais vantagens proporcionadas pelos totens de atendimento e pela tecnologia do QR Code. Nos totens de autoatendimento, os consumidores podem pagar por suas compras a partir do menu disponibilizado no sistema e escolher a modalidade de pagamento, criando nova possibilidade de check-out e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera nas filas. A expectativa é que a implementação de totens de autoatendimento cresça 16% até 2023, segundo dados da Global Market Insights, empresa especializada em estudos de mercado.
 

Além dos totens de atendimento, os códigos QR chegaram para ficar. Eles são uma tendência de consumo do varejo que mescla as experiências on e offline, simplificando ainda mais a integração entre loja física e site. “O QR Code atende a necessidade do novo consumidor e facilita as operações de vendas no varejo, já que basta mirar a câmera do celular para o QR Code junto ao item procurado pelo cliente e ser redirecionado ao site da loja”, explica o executivo.
 

Estoque de produtos integrado

Para Dias, uma das grandes tendências de compra para o período no varejo é a estratégia de prateleira infinita, que permite a integração completa e sem barreiras entre itens da loja disponíveis on e offline.
 

“Com essa estratégia omnichannel, os estoques são integrados. O consumidor pode comprar o produto presencial e receber em casa ou o contrário, comprar online retirar na loja. Dessa forma, o varejista não perde vendas pela falta de estoque, uma vez que é possível integrar todos os meios de distribuição para atender a demanda deste período de vendas no varejo”, finaliza o executivo.

Sobre a Nexaas

Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Crédito: Freepik

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