Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Aula-Show de Gastronomia celebra a diversidade da culinária amazônica no ‘#SouManaus 2025’

Manaus respira cultura e sabores nesta quinta-feira, 4/9, com a realização da Aula-Show de Gastronomia, que acontece no mercado de Origem da Amazônia (complexo Boothline), como parte da programação oficial do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, maior festival gratuito de artes integradas do Brasil.


O evento, que teve iniciou às 9h e segue até as 14h, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AM) e com o mercado de Origem da Amazônia. A iniciativa reúne grandes nomes da cena gastronômica regional em uma experiência que combina aprendizado, troca de saberes e degustação.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, também enalteceu a dimensão cultural do encontro. “A Aula-Show é um espaço onde a gastronomia dialoga com a cultura e a tradição, revelando Manaus como uma cidade viva, criativa e cheia de pertencimento. Esse é o espírito do ‘#SouManaus’, um festival que celebra quem somos e projeta a nossa capital para o mundo”, afirmou.


Na cozinha montada especialmente para a atividade, chefs renomados compartilham técnicas, histórias e pratos que revelam a força cultural da Amazônia, reforçando a candidatura de Manaus à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Gastronomia. O público também participa de rodas de conversa e sorteios especiais, numa celebração que vai além do paladar.


Entre os destaques estão a chef Maria do Céu Athayde, referência internacional em pesquisa e valorização da cozinha amazônica; o chef Cláudio Procópio, presidente da Associação Amazonense de Gastronomia; e a chef Selma Reis, ícone da culinária de raiz. A mediação é do gastrólogo chef Eraldo Oliveira, que destacou a importância da iniciativa.

“A Amazônia é o território da mais diversa gastronomia do planeta. Esta aula show é uma prova de que nossa culinária é memória, identidade e criatividade. Mostrar isso ao mundo é afirmar Manaus como protagonista e dar mais um passo rumo ao reconhecimento da Unesco”, enfatizou o chef Eraldo.

Em sua 10ª edição, o “#SouManaus Passo a Paço” transforma o centro histórico em um grande corredor cultural, reunindo mais de 20 atrações nacionais e cerca de 3 mil artistas regionais entre os dias 5, 6 e 7 de setembro, além de atividades que já começaram desde o último dia 2. Muito além da música e dos espetáculos, o festival reafirma Manaus como vitrine de experiências e identidade amazônica.

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult

Foto – Valdo Leão/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura fiscaliza aplicação de recursos de emenda parlamentar em projeto social voltado à cultura

victoria Farias

Prefeitura disponibiliza bolsistas para reforçar atuação do IMMU

Victória Farias

SOS Vida da prefeitura realizou mais de 379 mil remoções de usuários para unidades de saúde em 2023

victoria Farias