Blitz Amazônico
Cultura

Até domingo (15), Cine Carmen Miranda exibe programação especial do Oscar 2026

Com parceria do Cineset, o cinema de rua apresenta ‘Especial Oscar 2026’, com filmes de Jafar Panahi e Kleber Mendonça Filho, além do ‘Encontro Cinéfilo’, ‘Porque é Sexta-feira 13’ e a transmissão da cerimônia

A cerimônia do Oscar será no próximo domingo (15) e o Cine Carmen Miranda apresenta programação para todos os gostos a partir desta quinta-feira (12) com encontro cinéfilo e transmissão da cerimônia da festa cinematográfica mais aguardada da indústria.

Com curadoria do Cineset, os ‘Especiais do Oscar 2026’ apresentam na quinta-feira (12), dois filmes do diretor Jafar Panahi: ‘O espelho’ (1997), às 17h, e ‘3 faces’ (2018), às 18h45. Em outra iniciativa, o ciclo ‘Porque é sexta-feira 13’, na sexta (13) exibe às 17h ‘Sexta-feira 13 -Parte 4: O capítulo final’ e às 18h45, o aclamado ‘Corra!’ (2018).

O sábado (14) traz às 16h o ‘Encontro Cinéfilo’ com articuladores do Cineset em painéis de debate acerca da premiação do Oscar: Uma batalha após a outra X Os pecadores; As chances de ‘O agente secreto’; As batalhas em Melhor ator e Melhor ator coadjuvante e ‘Os esnobados do ano’. Em seguida, às 18h30, será exibido o filme ‘Retratos fantasmas’, no ‘Especial Kleber Mendonça Filho’.

No domingo (15), a partir das 16h, o público poderá comparecer para prestigiar desde o tapete vermelho até o fechamento de todas as premiações do Oscar 2026. Será a segunda vez que o Cine Carmen Miranda promoverá esse encontro, que lotou no ano passado, quando o Brasil torcia pela atriz Fernanda Torres e pelo filme ‘Ainda estou aqui’, que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional.

O bistrô do espaço trará novidades nos quitutes. Todo o acesso da semana é gratuito e por ordem de chegada até a lotação máxima que é de 55 lugares.

O Cine Carmen Miranda tem o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus e Manauscult, além da parceria com o Instituto Cultural Hiléia Amazônica, onde funciona o cinema de rua, localizado à Rua do Congresso, nº 10, Centro, Praça do Congresso, próximo à Biblioteca Municipal (portão laranja). A iniciativa conta, ainda, com adesão da À La Carte Belas Artes e da Aliança Francesa Manaus.

Programação

Cine Carmen Miranda

12 a 15 de março de 2026

Especial Jafar Panahi

Dia 12/03/26 – Quinta-feira

17h – O espelho (1997)

País: Irã. Ano: 1997. Duração: 95 minutos. Gênero: Drama. Direção  e roteiro:      Jafar Panahi. Produção: Jafar Panahi, Vahid Nikkhah Azad. Elenco: Mina Mohammad Khani, Kazem Mojdehi, Naser Omuni,, M. Shirzad e T. Samadpour.

Sinopse: Uma garota decide voltar para casa sozinha, mesmo sem saber seu endereço, depois que sua mãe não aparece para buscá-la na escola. A história dá uma guinada abrupta quando a atriz que interpreta a personagem principal anuncia que está cansada de representar o papel e quer ir para casa.

18h45 – 3 faces (2018)

País: Irã. Ano: 2018. Duração: 100 minutos. Gênero: Documentário. Direção: Jafar Panahi. Roteiro: Jafar Panahi e Nader Saeivar. Cinematografia: Amin Jafari. Edição: Mastaneh Mohajer e Panah Panahi.

Sinopse: Uma famosa atriz iraniana recebe um vídeo perturbador de uma garota implorando por ajuda para escapar de sua família conservadora. Ela então pede para seu amigo, o diretor Jafar Panahi, ajudá-la a descobrir se o vídeo é real ou uma manipulação. Juntos, eles seguem o caminho para a aldeia da menina nas remotas montanhas do Norte, onde as tradições ancestrais continuam a ditar a vida local.

Dia 13/03/26 – Sexta-feira

Especial ‘Porque é sexta-feira 13!’

17h – SEXTA-FEIRA 13 PARTE 4 – O CAPÍTULO FINAL (1984)

País: EUA. Ano: 1984. Duração: 91 minutos. Gênero: Terror/Suspense. Direção Joseph Zito. Produção: Frank Mancuso Jr. Roteiro: Barney Cohen. História: Bruce Hidemi Sakow. Elenco: Kimberly Beck, Peter Barton, Corey Feldman, Erich Anderson, Crispin Glover, Alan Hayes, Barbara Howard. Música:Harry Manfredini.

Sinopse: Após ser morto e levado para um necrotério, o maníaco homicida Jason Voorhees ressuscita e escapa do local. Ele parte rumo ao velho acampamento de verão Crystal Lake e deixa corpos em seu rastro. No lago, um grupo de jovens curte as férias e faz amizade com os irmãos Tommy e Trish, moradores locais. Quando o assassino mascarado finalmente volta para a casa, os jovens são vítimas de seu insaciável apetite por vingança e os irmãos Tommy e Trish precisam enfrentar um horror inimaginável.

18h45 – CORRA! (2017)

País: EUA. Ano: 2017. Duração: 103 minutos. Gênero: Terror/suspense. Direção: Jordan Peele. Produção: Sean McKittrick, Jason Blum, Edward H. Hamm Jr., Jordan Peele. Roteiro: Jordan Peele. Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Stephen Root, Lakeith Stanfield, Catherine Keener. Música: Michael Abels.

Sinopse: Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada caucasiana. Na luxuosa propriedade dos pais dela, Chris percebe que a família esconde algo muito perturbador.

Dia 14/03/26 – Sábado

Encontro Cinéfilo com articulistas do Cineset

sobre Oscar 2026

A partir das 16h

Painel 1 – Melhor Filme Pecadores x Uma batalha após a outra

Debatedores: Amaury Filho, Giovanna Rebouças, Ivanildo Pereira e Lucas Souza

Painel 2 – As chances de O Agente Secreto nas 04 categorias

Debatedores: Camila Henriques, Danilo Areosa, Fábio Reis e Jonas Coelho

Painel 3 – A batalha nas categorias Melhor Ator e coadjuvantes

Debatedores: Andrezza Miller, Ricardo Manjaro, Leonardo Barbosa, Leonardo Veloso

Painel 4 – As maiores esnobadas da temporada de premiações

Debatedores: Lucas Aflitos, Pâmela Eurídice e Rebeca Almeida

Especial Kleber Mendonça Filho

18h30 – Retratos fantasmas (2023)

País: Brasil. Ano: 2023. Duração: 93 minutos. Gênero: Documentário. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux. Roteiro: Kleber Mendonça Filho. Cinematografia: Pedro Sotero. Edição: Matheus Farias.

Sinopse: No centro do Recife, no século XX, a história da cidade é contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.

Dia 15/03/26 – Domingo

Transmissão do Oscar 2026

16h – Oscar 2026 (Abertura dos portões)

17h30 – Exibição do curta metragem

‘Quem me quer?’

Sinopse: Desde sua inauguração, em setembro de 1952, o Cinema São Luiz do Recife é objeto de paixão de pessoas dos mais variados segmentos. E esse sentimento permanece inabalável.

Esse amor incondicional por um dos poucos cinemas de rua que sobrevivem no Recife também atingiu o então estudante Tiago Pinheiro. Ele o transformou em um curta-metragem. Inicialmente para o curso de Publicidade e Propaganda, em 2011, e em seguida para o trabalho de conclusão do curso da especialização em Gestão e Produção Cultural, em 2020. Para então torná-lo o documentário ‘Quem me Quer?’.

Localizado na rua da Aurora, centro da capital pernambucana, no térreo do edifício Duarte Coelho, o São Luiz se debruça sobre o rio Capibaribe, cujas águas são contidas por uma mureta que ficou conhecida a partir da década de 1960 como “quem me quer?”, por ser um ponto de encontros, paqueras, e espera que as portas do cinema se abrissem. Tiago resgatou o apelido e o tornou título do seu filme, onde faz um recorte da história antiga e recente do São Luiz, seus frequentadores e funcionários, através de 14 entrevistas e materiais de arquivo. Durante seus 15 minutos, o documentário traz memórias de quem tem uma relação afetiva com o Cinema São Luiz, do Recife. O equipamento cultural foi inaugurado em 1952, às margens do Rio Capibaribe, e permanece em pleno funcionamento. Faz parte das locações do aclamado O Agente Secreto, e o cineasta Kleber Mendonça Filho está entre os entrevistados da obra.

O filme, que tem classificação indicativa livre, já foi exibido em mais de 40 sessões pelo Brasil, em Portugal, e esta semana chega ao México. A direção e roteiro são de Tiago Pinheiro, direção de fotografia Mariano Maestre, e produção executiva Ana Patrícia Vaz Manso. Uma realização: Sem H Produções.

Post Relacionado

Em Manacapuru, Ciranda Tradicional encerra temporada de ensaios no Parque do Ingá

EDI FARIAS

Neste fim de semana acontece a 23ª Edição do Festival Folclórico de Manacapuru

blitzamazonico

Caprichoso anuncia calendário de eventos e primeiro ensaio no curral será dia 19 de Março

Patrick