Blitz Amazônico
São Paulo

Artista amazonense Auá Mendes grafita muro de mais 30 metros em São Paulo

Indígena, manauara, artista visual, grafiteira, Auá Mendes, residente em São Paulo, é destaque na avenida Bixiga, no centro da capital paulista. Com mais de 30 metros, o grafite intitulado  “Ãgawara-itá Mukatúru: As encantadas protegem”, é uma produção carregada de atravessamentos, que  busca fortalecer a sua própria existência, assim como de seu povo,  seus ancestrais vivos e aqueles que encantaram. 

O empena contou com a produção de  Vera Nunes e sua equipe de assistentes de produção, assistentes técnicos, infraestrutura, assistentes de pintura, com o artista Tioch, Mágico e Villa.

A artista conta os desafios vividos na capital paulista e a alegria em realizar a obra. “Sobreviver em São Paulo, acreditando no meu trabalho é sempre um processo de idas e vindas, passei por diversas coisas que me enfraqueceram mas que me fortaleceram muito. Então, ser uma artista de Manaus, indígena, em um lugar completamente diferente, é ‘corre atrás de corre’, porque poucos acompanham meus processos e intimidades, apenas eu sei o que venho passando, portanto, agradeço a todes que somaram nesse caminho e sonho ancestral, de me fazer enxergar como podemos e somos gigantes em nossas grandezas”, expressa Auá. 

O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo com recursos financeiros do MAR – Museu de Arte de Rua, com produção da Gentilização.

Sobre a artista

Pintora, fotógrafa, modelo, graffiteira, artista digital, trabalha com outras linguagens artísticas, por meio de suportes bidimensionais e tridimensionais, analógicos e digitais. 

Em 2022 participou da Campanha da Natura #TransbordeAmazônia para o Rock in Rio, fez parte da Campanha da HERSHEYS sobre sororidade feminina a convite do Plano Feminino, participou da Campanha do Super G da Google Brasil sobre empregabilidade trans e travesti, fez parte da Exposição Coletiva Jaguar Parade a convite da Nike, fez parte da 7° Edição do Fábrica de Graffiti Rio Claro, assinou a coleção “Auá Mendes” para a TokStok, com peças que trazem as cores, os traços e os símbolos da fauna. Participou da edição de abertura da semana das mulheres no programa Encontro com a Fátima da Rede Globo.  

Post Relacionado

Hyundai realiza campanha nacional de inspeção veicular gratuita neste sábado, em modelos de todas as marcas

victoria Farias

Limpeza da faixa de 3,5GHz atingirá mais 1.610 cidades no primeiro semestre

blitzamazonico

TOP 5 livros mais vendidos do ano de 2022

victoria Farias