Após a grande repercussão da matéria publicada no portal de notícias Blitz Amazônico intitulada
“UNINORTE é suspeita de estimular venda casada em cerimônia de formatura, diz aluna”, foi enviado para a redação o posicionamento das partes citadas.
Vale destacar o compromisso do portal de notícias Blitz Amazônico com a ética e jornalismo sério que dá voz e vez ao povo manauara, mas também procura ouvir todas as partes sem tomar partido em nenhuma delas, pois não é nosso papel.
Cabe ainda ressaltar que o sigilo da fonte está expressamente previsto na Constituição brasileira, entre os direitos fundamentais, no art. 5º, inciso XIV, o qual assegura o direito de acesso à informação, “resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional“.
Antes de divulgarmos as respectivas notas das partes citadas na matéria, fica o registro que a empresa Stylus Formaturas Manaus chegou a fazer ameaças ao portal de notícias Blitz Amazônico. Fica aqui o nosso repúdio a essa tentativa frustrada de censura, uma vez que em nenhum momento fizemos qualquer julgamento ou emitimos opinião que possa ter algum juízo de valor.
Segue nota na íntegra do Centro Universitário do Norte (UniNorte)
A UNINORTE esclarece que realiza a outorga de grau institucional aos seus alunos, sendo esta obrigatória e não condicionada à contratação de nenhuma empresa ou serviço externo. Neste rito, o formando assina a ata e recebe a certidão oficial de conclusão de curso, sendo permitido ao aluno trazer acompanhantes e fotógrafos conforme sua escolha.
A colação de grau festiva é opcional e a empresa parceira é de escolha exclusiva do aluno finalista, conforme estabelecido no Manual da Colação de Grau da instituição.
Segue nota na íntegra da empresa Stylus Formaturas Manaus
Prezados Srs. do Portal Blitz Amazônico
Vimos por meio desta esclarecer alguns pontos a respeito do texto publicado no dia de hoje (21/07/2023) que acusa a UNINORTE de suposta prática de venda casada relativa a formatura de seus alunos – na qual nosso nome foi diretamente citado.
Informamos que não temos qualquer conhecimento de suposta indução ou mesmo imposição de contratação de nossa empresa para realização do ato de colação – até porque tal ato (o de colação de grau) é realizado na Instituição.
Com relação à Colação Festiva (esta, sim, realizada por nós), a contratação é feita diretamente pelo aluno interessado em participar, não havendo qualquer obrigação em contratar nossos serviços. Nesse caso, o aluno que opta por contratar nossos serviços fica vinculado às cláusulas e condições previstas em nosso contrato de prestação de serviços assinado.
Aliás, no próprio texto publicado pelos Senhores lê-se no documento da Instituição que a contratação de nossa empresa é opcional:
“A adesão à colação de grau festiva é opcional e o formando que se interessar em participar da cerimônia, poderá fazer a inscrição para festejar com seus familiares e amigos a sua conquista”.
Isto posto, e sabendo que nossa empresa não tem qualquer relação com suposta venda casada, requeremos gentilmente a exclusão do nome da Stylus Manaus do texto publicado, se abstendo de mencionar, citar ou indicar o nome desta empresa novamente, sob pena de acionarmos o nosso Departamento Jurídico para as medidas judiciais cabíveis.
Agradecemos a atenção de V.S.as e ficamos no aguardo de vossa providência.
Atenciosamente,
Depto de Marketing – Stylus Manaus