Blitz Amazônico
Cultura

Após conquistar plateias pelo Brasil, o espetáculo premiado ‘As Cores da América Latina’ realiza temporada no Rio de Janeiro em março

A Companhia amazonense de dança fará 8 apresentações no SESC Copacabana.Após conquistar plateias pelo Brasil com o espetáculo premiado ‘As Cores da América Latina’, a Panorando Cia vai realizar uma temporada com 8 apresentações no SESC Copacabana, Rio de Janeiro, de 13 a 23 de março de 2025. O espetáculo é inspirado em três manifestações culturais latino-americanas: Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil).

Em 2024, a Panorando Cia conquistou o 34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria ‘Destaque Nacional’, um feito histórico para o Amazonas, em uma das mais prestigiadas premiações artísticas do Brasil. Para o diretor da companhia, Fábio Moura, o prêmio representa um marco na trajetória do grupo e foi fundamental para consolidar sua visibilidade nacional.

“O nosso 2024 foi mágico! Começamos o ano passado vencendo o “34º Prêmio Shell de Teatro” e isso acelerou o processo que já estamos conquistando. Participamos de mais de 10 eventos nacionais, sendo quase todas como convidados. Dentro do nosso planejamento, a meta para 2024 e 2025 era nacionalizar nossos trabalhos”, comemora Fábio Moura.

Apresentações no SESC Copacabana

As apresentações no SESC Copacabana acontecerão de quinta a domingo, sempre às 20h30. Uma oportunidade única para vivenciar um espetáculo vibrante, que envolve dança, teatro e circo, com a energia e as cores da América Latina.

Sobre o Espetáculo

O nome ‘As Cores da América Latina’ não poderia ser mais adequado. O espetáculo é uma explosão de cores, com figurinos que fazem referência às manifestações culturais latinas – quentes , fortes e vibrantes. A frenética dos movimentos corporais são hipnotizantes, compondo as performances que têm expressões como dança, teatro e circo. O visual é marcado por personagens que usam máscaras de Fofão, uma figura do tradicional Carnaval Maranhense.

Estreando em 2023 no 14º Festival Amazônia Encena na Rua em Porto Velho (RO), o espetáculo rapidamente se destacou em eventos renomados como o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), o 17º Festival de Teatro da Amazônia (AM) e o XI Festival Amazonas de Dança (AM).

Além disso, a Panorando Cia também promove ações de popularização da arte em Manaus, com curtas apresentações do espetáculo em praças, parques, terminais de ônibus, escolas e asilos.

Circuito Nacional 2024


Em 2024, a companhia foi convidada a participar de renomados eventos pelo Brasil, como:

  • Confluências do Teatro Brasileiro – Teresina (PI)
  •  MIRADA Festival Iberoamericano de Artes Cênicas – Santos (SP)
  •  II Mascarada – Festival de Máscaras de BH – Belo Horizonte (MG)
  •  25ª Mostra SESC Cariri de Culturas – Icó e Nova Olinda (CE)
  • 30º Festival Internacional de Teatro de BH – Belo Horizonte (MG)
  • Programação TEAF RECEBE – Alta Floresta (MT)
  •  7º Festival de Teatro de Itabirito – Itabirito (MG)
  •  Projeto SESC Respira – Belo Horizonte (MG)

Novidades para 2025


Fábio Moura antecipa novidades para 2025. A Panorando já tem duas temporadas confirmadas de ‘As Cores da América Latina’, no Rio de Janeiro e em Curitiba. Além disso, o grupo participará da primeira edição do FESTEJO – Festival Nacional de Teatro de Joinville. Outro grande destaque será o lançamento do novo espetáculo ‘Aboio’.

“Em 2025, além da continuidade de ‘As Cores da América Latina’, o grande destaque será ‘Aboio’, um espetáculo que está ficando cada vez mais lindo e que refletirá a essência de nossa pesquisa cênica”, completa Fábio Moura.

Corpo Artístico do Espetáculo

  • Direção: Fábio Moura e Talita Menezes
  • Coreografia: Criação Coletiva
  • Intérpretes-Criadores: Ana Carolina Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes
  • Visualidades: Fábio Moura
  • Pesquisa e Edição Musical: Talita Menezes
  • Confecção de Figurino: Lú de Menezes
  • Produção e Iluminação: Fábio Moura

Sobre a Panorando Cia e Produtora


Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora é formada por profissionais das artes, como dança e teatro. Desde 2017, tem se destacado pela produção de eventos e espetáculos artísticos. A companhia também oferece cursos de dança no Espaço Flow, localizado no Parque 10, em Manaus.

Post Relacionado

Prefeitura abre inscrições da 3ª Mostra de Arte Indígena de Manaus

blitzamazonico

Cineclube de Arte exibe ‘Amazonas, o jogo da bola’, filme que traz os primórdios do futebol para a Amazônia

EDI FARIAS

Filmes do cineasta russo Tarkovski serão exibidos no Cine Carmen Miranda

victoria Farias