Blitz Amazônico
Amazonas

Após ataques em Brasília, Governo do Amazonas instala Comitê de Resposta Rápida para coibir manifestações bolsonarista no Estado

DA REDAÇÃO BLITZ AMAZÔNICO

Os graves acontecimentos contra a democracia registrados em Brasília quando bolsonaristas radicais invadiram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), mobilizou o Governo do Amazonas, que acionou neste domingo (08), o Comitê de Resposta Rápida, no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC), visando adotar medidas preventivas para coibir possíveis manifestações em Manaus e no interior do Estado. Na ocasião, foram definidas ações entre órgãos de segurança estaduais, municipais e federais, além das Forças Armadas, que já acompanham de perto esse movimento bolsonarista desde as eleições de outubro de 2022.

Diferente ao que se viu em Brasília, foi intensificado a segurança pública nas sedes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal, além da sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Outra medida adotada foi de aumentar o policiamento em locais estratégicos do Comando Militar da Amazônia (CMA) e proximidades da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), na Estrada do Marapatá, Distrito Industrial.

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, fez questão de chamar atenção durante reunião do Comitê que não serão toleradas atos de vandalismo e quaisquer ações que possam causar transtornos para a população da capital e interior.

“Nós ativamos o gabinete com a presença de órgãos das três esferas, da esfera federal, do estado e também aqui do município, justamente para levantarmos ações preventivas com relação às manifestações, uma delas é o reforço da segurança das instalações públicas, dos Três Poderes”, ressaltou o general Mansur.

Interior do Amazonas

Ainda segundo o Secretário de Segurança, o clima verificado em Manaus e no interior do estado é de plena normalidade e o encontro realizado pelo Comitê visa atualizar a todos os órgãos quanto aos graves acontecimentos. “A finalidade dessa reunião aqui é prevenção e colocar todos os órgãos em consciência situacional, para que todos saibam o que está acontecendo aqui no nosso estado e aqui na nossa cidade, até para evitar informações erradas. A segurança pública está trabalhando como sempre, 24 horas por dia, sete dias na semana”, afirmou.

O governador Wilson Lima também repudiou veementemente os atos antidemocráticos registrados em Brasília e fez questão de destacar que é necessário respeitar à democracia, não havendo espaço para violência. E que o momento é de união e paz para que o Brasil possa avançar.

Fotos: Edivan Farias

Post Relacionado

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito abre inscrições para 12 cursos gratuitos

EDI FARIAS

Suhab convoca moradores do Conjunto Habitacional Petrópolis para regularização fundiária dos apartamentos

blitzamazonico

Defensoria firma parceria com Aleam e fortalece Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica

victoria Farias