Blitz Amazônico
Solidariedade

Apae Manaus é única instituição social a participar pela segunda vez de evento na Suframa sobre ESG

Presidente Ione Tôma apresentou as práticas de ESG da entidade e reforçou a importância da transparência, das doações com incentivos fiscais e da ampliação dos atendimentos

Pela segunda vez consecutiva, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) foi a única instituição social convidada a participar do Encontro “ZFM + ESG – Jornadas Sustentáveis na Amazônia”, realizado nesta quinta-feira (27/11), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A presidente da entidade, Ione Tôma, apresentou a experiência da Apae no pilar Social do ESG e destacou o compromisso da instituição com governança, transparência e expansão de serviços para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Durante sua participação, Ione exibiu um vídeo institucional, que sintetiza as práticas sociais, ambientais e de governança adotadas pela Apae Manaus.

“Somos a primeira organização da sociedade civil a participar pela segunda vez desse encontro. Estivemos no Fórum ESG em março, a convite do presidente da Suframa, Bosco Saraiva, e agora retornamos, o que mostra o reconhecimento do nosso trabalho. É algo novo para nós, mas estamos empenhados em implementar todas as ações necessárias para fortalecer a agenda ESG na Apae Manaus”, afirmou a presidente.

Ela destacou que o foco da apresentação foi mostrar, de forma clara, como a Apae aplica práticas de responsabilidade social no dia a dia, garantindo inclusão, atendimento humanizado e fortalecimento das famílias atendidas.

“O vídeo mostrou tudo o que fazemos dentro das práticas de ESG, principalmente no pilar social. Destacamos a importância de continuar esse trabalho, a transparência na governança e a relevância da prestação de contas para quem doa. É fundamental que a sociedade saiba que doações feitas à Apae podem gerar dedução fiscal no Imposto de Renda, e isso faz toda a diferença para mantermos e expandirmos nossos atendimentos”, explicou Ione.

Ao abordar a relação com o Polo Industrial de Manaus, ela reforçou como a parceria com empresas e doadores teriam impacto direto na continuidade dos serviços da instituição.

“Falamos sobre como as doações que precisamos receber das empresas do Distrito Industrial, nos ajudariam a manter nossa operação e ampliariam nossos atendimentos. Todo mundo ganha: a empresa, pela dedução fiscal; a sociedade, pela responsabilidade social; e a Apae, que conseguiria contratar mais equipes especializadas e manter e ampliar seus serviços. Estamos há 52 anos em Manaus e seguimos expandindo”, disse.

Ione também ressaltou a importância da participação da Apae Manaus em eventos de ESG para fortalecer o diálogo entre setor público, empresas e organizações sociais.

“Participar de um encontro como o ‘ZFM + ESG’ nos mostra que estamos no caminho certo. Queremos continuar contribuindo para que Manaus avance na agenda ESG, sempre com foco nas pessoas que mais precisam”, concluiu.

Sobre o evento – ZFM + ESG

Realizado na sede da Suframa, o encontro reuniu empresas, instituições governamentais e entidades para discutir práticas de sustentabilidade no Polo Industrial de Manaus. A programação incluiu:

Mesa-redonda sobre Experiências de Jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), Painéis de Soluções ESG com empresas de certificação, consultoria e tecnologia. A Apae Manaus integrou o painel social como instituição convidada.

Sobre a Apae Manaus

Com 52 anos de atuação, a Apae Manaus atende 220 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, de 1 a 62 anos, oferecendo serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social e inclusão produtiva. A instituição mantém equipe multidisciplinar completa e trabalha com total transparência por meio de prestação de contas e governança alinhada às práticas ESG.

Post Relacionado

Fundo Manaus Solidária recebe fraldas descartáveis arrecadadas por servidores da Prefeitura de Manaus

victoria Farias

“Só como carne uma vez no mês”

blitzamazonico

9º Click Solidário: sonhos que florescem no Outubro Rosa

blitzamazonico