Com espírito de superação, união e inclusão, a Apae Manaus conquistou o 3º lugar na XI edição das Olimpíadas Especiais das Apaes do Amazonas, realizada na sexta-feira, 25/7, na quadra da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento envolveu mais de 100 atletas com deficiência intelectual e múltipla de quatro municípios: Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru.
As delegações competiram nas modalidades de futsal, corrida e natação, em uma jornada esportiva que reuniu emoção, integração e valorização das potencialidades dos atletas. Ao final da competição, a classificação foi: 1º lugar – Apae Iranduba, 2º lugar – Apae Rio Preto da Eva, 3º lugar – Apae Manaus, e 4º lugar – Apae Manacapuru.
“É com muita alegria que a gente encerra a XI Olimpíadas Especiais das Apaes do Amazonas. Foi um evento lindo, repleto de emoção, superação e inclusão”, destacou a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma. “Tivemos a presença de famílias, voluntários, professores, além da estrutura e apoio fundamental da Ufam. Agora vamos selecionar três atletas para representar o Amazonas na etapa nacional, em Brasília, de 8 a 13 de dezembro”, acrescentou.
Atletas em destaque
Um dos nomes mais expressivos da equipe manauara foi Ronny de Jesus Pereira Gonçalves, que se destacou no futsal e na corrida de 100 metros.
“É uma responsabilidade enorme escolher apenas três entre os doze atletas que representaram Manaus. Todos deram o seu melhor e são motivo de orgulho”, destacou Ione Tôma.
“Foi muito emocionante. Ver nossos atletas se superando em cada modalidade, com o apoio dos professores, das famílias e dos voluntários. Foi realmente uma demonstração de que a inclusão é possível através do esporte. Parabéns à nossa equipe e obrigada a todos que colaboraram para esse momento inesquecível”, ressaltou Ione.
Evento transformador
A presidente da Federação das Apaes do Amazonas (Feapaes-AM), Sirange Rodrigues reforçou o impacto da ação esportiva.
“Mais uma vez encerramos uma olimpíada com o coração cheio de orgulho. Essa edição mostrou o quanto os nossos atletas são capazes quando têm oportunidade e incentivo. Agradecemos a todos os profissionais, às Apaes participantes e à Ufam por abrir esse espaço maravilhoso”, ressaltou Sirange.
Durante todo o dia, a programação incluiu provas pela manhã, intervalos com alimentação e hidratação, acompanhamento psicológico e fisioterapêutico, além da entrega de medalhas e troféus aos vencedores. O encerramento contou com um coquetel para as delegações, familiares e convidados.
Gratidão e mobilização
Ione Tôma agradeceu aos profissionais envolvidos — professores, educadores, psicólogos e fisioterapeutas — que atuaram no preparo e no suporte aos atletas.
A presidente da instituição também fez questão de agradecer os membros da equipe e os parceiros que contribuíram diretamente para o sucesso da participação da Apae Manaus.
“Quero deixar registrada minha profunda gratidão à nossa gerente administrativa, Fabiola Benevenuto, que foi fundamental na organização e logística do evento. Agradeço também à auxiliar administrativa Thaissa Menezes. Aos psicólogos, que fortaleceram cada mente com tanto carinho; às professoras e educadoras, que caminharam lado a lado com nossos competidores; e a toda a equipe apaeana, que esteve presente do começo ao fim, vibrando, torcendo e acreditando”, disse Ione.
A presidente da Apae Manaus também agradeceu, em nome de toda a instituição, ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; e à diretora de Comunicação da Aleam, Mônica Santaella, por sempre colaborarem com a visibilidade e ações de inclusão.
A etapa nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes será realizada de 8 a 13 de dezembro, em Brasília (DF). Os representantes do Amazonas serão escolhidos entre os destaques da etapa estadual e já se preparam para brilhar ainda mais na próxima fase.
Apae Manaus
Quem deseja colaborar com a Apae Manaus, a doação pode ser feita também presencialmente na sede da instituição, na avenida Ivanete Machado, s/nº, conjunto Castelo Branco, no bairro Parque 10 de Novembro.
Para facilitar ainda mais, contribuições financeiras podem ser efetuadas por meio de transferências via PIX, utilizando o CNPJ 04.216.628/0001-80.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 99282-8220 ou enviar um e-mail para presidencia@apaemanaus.org.br.