Blitz Amazônico
Cidade

Amigos do Papai Noel completa 25 anos distribuindo sorrisos pelo Amazonas

Consolidado, o grupo contabiliza mais de 200 mil brinquedos doados no período natalino

O grupo Amigos do Papai Noel faz 25 anos no próximo dia 25 de dezembro. E seus voluntários, conhecidos por entregar brinquedos em Manaus e no interior do estado a crianças em situação de vulnerabilidade, já estão mobilizados em torno das comemorações natalinas de 2023.

No próximo dia 08/12, a Fábrica dos Sonhos será aberta para dar início à montagem de kits compostos por um brinquedo e material educativo ou de higiene. Neste ano, a meta é levar a alegria a uma média de 5 mil crianças.

O início da distribuição dos brinquedos nas comunidades rurais e ribeirinhas está marcado para o dia 16/12, com a famosa e concorrida entrega de barco. Outras ações estão programadas para os dias 17, 24 e 25 de dezembro, em Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo.

De acordo com uma das fundadoras dos Amigos do Papai Noel, Denise Kassama, dentre as principais propostas do grupo destaca-se a doação de brinquedos a crianças que nunca ganharam um presente ou tiveram festa de Natal.

“Com o passar dos anos, deixamos de entregar apenas um brinquedo. Agora, doamos os kits e realizamos uma festa com direito a brincadeiras, pintura de rosto, balões manipulados e, como não poderia faltar, Papai Noel” disse Kassama.

Mas, para os Amigos do Papai Noel, a ação vai além de uma simples doação de itens materiais. Os integrantes do grupo têm a missão de fazer, da entrega dos brinquedos, um momento único na vida de crianças cuja realidade é muito difícil durante todo o ano.

“Queremos levar algumas horas de alegria e felicidade. Por isso, cada voluntário é orientado a demonstrar afeto e amor em suas ações. Dar um abraço, desejar feliz Natal com um sorriso no rosto, faz toda diferença”, afirma o voluntário Waldiney Albuquerque.

O grupo Amigos do Papai Noel já contabiliza mais de 200 mil brinquedos entregues em 25 anos de atuação. Atualmente, ele é composto por cerca de 100 voluntários que saem do conforto de seus lares no período natalino para distribuir carinho pela capital e interior do Amazonas.

“Não tem preço ver o brilho nos olhos, o sorriso e o encantamento dessas crianças ao receberem o primeiro presente de Natal da vida e abraçar o bom velhinho. Elas ganham os brinquedos, mas o maior presente quem recebe somos nós que saímos de cada comunidade com um sentimento inexplicável, que transborda os nossos corações” complementou Rosalice Melo, também fundadora do Amigos do Papai Noel.

Para quem tiver interesse em ajudar, o grupo está precisando de brinquedos femininos e masculinos, livros infantis e kits de higiene pessoal. Outras informações podem ser obtidas pelos números: 99983-3591 ou 99360-7199.

Como surgiu?

A ideia da campanha surgiu em 1998, quando quatro amigos resolveram comemorar o Natal de forma diferente. Juntaram suas economias, compraram brinquedos e chamaram seus amigos para ajudar nas entregas.

Os brinquedos foram organizados e distribuídos no dia de Natal. Naquele ano, foram distribuídos 1,5 mil brinquedos. Desde então, o grupo contabiliza números crescentes de amigos e de brinquedos. Ao longo dos anos, já distribuiu mais de 200 mil brinquedos.

Como conseguir recursos financeiros?

Os recursos são oriundos de uma intensa campanha financeira realizada ao longo do ano, por meio de eventos, vendas de camisas, doações de parceiros e arrecadações de voluntários realizadas desde o início do ano.

Antigamente, eram fornecidos carnês. Agora, as doações são via PIX. Se a pessoa preferir, pode doar diretamente brinquedos, materiais educativos ou de higiene que foram inseridos ao longo dos anos no kit entregue às crianças.

O que vem no kit?

Cada kit é formado por: 1 brinquedo educativo (bola ou quebra-cabeça ou ioiô) + 1 brinquedo (boneca ou carrinho ou boneco de vinil) + 1 guloseima + 1 revistinha ou material de higiene pessoal.

Parece simples, mas na maioria dos lugares este é o único presente que as crianças ganham.

Qual é o critério de escolha das comunidades beneficiadas?

A preferência é pelas comunidades mais distantes, de difícil acesso e intenso nível de pobreza. Em muitos lugares, os Amigos do Papai Noel levam o primeiro presente de Natal da vida dessas crianças.

São realizadas visitas técnicas prévias para saber sobre a infraestrutura do local, o quantitativo de crianças, distribuídas entre meninos, meninas e bebês, que serão contempladas. Também são dadas senhas com antecedência. Tudo é planejado e organizado.

Por que brinquedos?

O mundo, hoje, possui quase 8 bilhões de habitantes. Já estava na hora de alguém ajudar o Papai Noel. E foi assim que surgiu a ideia dos brinquedos por parecer simples e, ao mesmo tempo, marcante para a criança.

Post Relacionado

Parceiros Brilhantes arrecada doações para vítimas de desmoronamento em Manaus

blitzamazonico

Roberto Cidade propõe lei que estabelece ‘Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo’

blitzamazonico

Unidade de ensino da Prefeitura de Manaus recebe atividade de educação para o trânsito

blitzamazonico