Blitz Amazônico
Saúde

Ambulatório Egressos recebe novos pacientes da capital e interior do Amazonas

O ambulatório de Egressos, da Policlínica Codajás, unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (12/01), no auditório Raimunda Souza Mendes, 31 novos usuários da capital, que tiveram alta do programa Pé Diabético. Agora esses pacientes passarão a receber consultas com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiras, médico vascular, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.

A enfermeira responsável pelo programa, Priscila Soares, explica que a procura pelo programa também é comum por pacientes oriundos de outros municípios e até de outros estados.

“Aqui eles encontram atendimento especializado, que não possuem em outras localidades. Eles são atendidos por uma equipe que cuida desde os curativos, passando pelas consultas, até a alta médica”, destacou Priscila.

Durante a ação, cada especialista tem a oportunidade de se apresentar aos futuros pacientes e explicar aos usuários os procedimentos que serão adotados a partir das consultas, bem como cada paciente tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre o acompanhamento com estes profissionais.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo explica que as consultas que os pacientes receberão não entram via sistema de regulação.

“Por se tratar de pacientes com doenças crônicas, no caso a Diabetes, eles possuem um tratamento diferenciado com uma equipe de atendimento só para eles, recebendo todo suporte do Governo do Amazonas. Isso é tratar a cada um de forma humanizada e proporcionar a eles uma maior qualidade de vida”, declarou.

Os programas Pé Diabético e Ambulatório de Egressos são uma parceria do Governo do Amazonas, SES-AM e Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam), e atendem pacientes diabéticos em cinco policlínicas do estado.

Vindo da cidade de Rio Preto da Eva (distante da capital 80 quilômetros), o motorista aposentado, Francisco Maciel, de 71 anos, estava em curativo há um ano no programa Pé Diabético e conta que está esperançoso sobre as novas consultas. “Sou diabético há seis anos e agora curado e bem cuidado, vou iniciar essa nova fase com os médicos para atingir meu objetivo que é ter uma saúde sempre boa”, finalizou.

FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás

Post Relacionado

Pesquisa indica consciência de brasileiros com saúde do coração

EDI FARIAS

Galera do Garantido vence desafio de maior doadora de sangue lançado pelo Hemoam

blitzamazonico

OUTUBRO ROSA! Conheça a emocionante história de vida e superação de Thays Oliveira

Redação