Blitz Amazônico
Amazonas

Amazonas sedia 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

O Amazonas recebe, entre hoje (08/11) e sexta-feira (10/11), o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O encontro dos gestores estaduais acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, com discussões focadas na preservação da região amazônica e da população local como protagonista.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta, dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns. Entre os temas em debate estão Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda.

O governador Wilson Lima ressalta que os debates devem considerar a realidade, a complexidade de quem vive na Amazônia, o sustento das populações que habitam a região, provendo condições de subsistência a partir da geração de empregos, de acesso à água potável e à conexão de internet.

“O Consórcio da Amazônia é um instrumento legal para que, efetivamente, isso aconteça. É muito importante porque o mundo hoje fala sobre a Amazônia, sobre meio ambiente e a população deve ser protagonista no processo”, afirma Wilson Lima.

Estão confirmadas as participações de 9 governadores, 14 embaixadas e sete ministérios, além de secretários de Agricultura, de Fazenda, de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Mineração e de Planejamento, todos da Amazônia Legal.

O evento conta ainda com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Nos dias 8 e 9 de novembro vão acontecer as reuniões de conselhos e câmaras setoriais; e no dia 10, a Assembleia Geral dos Governadores.

FOTOS: Diego Peres / Secom

Post Relacionado

Cigás amplia fornecimento do uso do gás natural no setor hospitalar

victoria Farias

Defensoria discute com autoridades locais alternativas para resolver impasse do lixão flutuante na tríplice fronteira

victoria Farias

Defensoria Pública expande atuação em Eirunepé com dois novos defensores

blitzamazonico