Em uma parceria inédita, a Águas de Manaus e a UNICEF irão promover um evento para a criação de soluções para saneamento básico na capital amazonense.
No dia 18 de novembro, cada grupo de 30 adolescentes e jovens fará uma imersão em uma das áreas selecionadas. Os projetos abarcarão três tipos de comunidades: uma de terra firme, uma de palafitas e uma flutuante.
Os participantes deverão apresentar propostas de soluções voltadas às realidades das suas respectivas comunidades visitadas, levando em conta o tema das mudanças climáticas.
Ao fim da imersão, três projetos serão escolhidos por uma comissão formada por representantes da Águas de Manaus, UNICEF, Fundação Rede Amazônica e outras entidades parceiras. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 22 de novembro, no Teatro Amazonas.
“A pauta de mudanças climáticas é urgente e realizar o nosso Ajurí das Juventudes [Youth Challenge], em novembro, faz parte da nossa agenda climática do UNICEF, pois consolida uma série de ações que estão acontecendo, desde o nível municipal, com as atividades de mudanças climáticas nos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAS), até o internacional, com a participação estratégica e significativa de jovens na COP 27”, esclarece Rayanne França, Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.
A imersão tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para economia verde. Com foco em capacitar adolescentes e jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.