Blitz Amazônico
Polícia

Agosto Lilás: conheça os serviços oferecidos pela SSP-AM no combate à violência contra a mulher

Em alusão ao ‘Agosto Lilás’, mês dedicado ao combate e prevenção à violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulga e reforça os serviços prestados para garantir no Amazonas o cumprimento da Lei Maria da Penha, que prevê medidas protetivas e enfrentamento de crimes praticados contra a mulher.

Ronda Maria da Penha

A Ronda Maria da Penha atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Policiais capacitados atuam na atividade com atendimento a ocorrências e visitas periódicas às vítimas. 

O trabalho é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ministério Público (MP-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), Instituto Médico Legal (IML), a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e Delegacias Especializadas de Crime Contra a Mulher. Juntos, os órgãos formam a chamada ‘Rede Rosa’, que atua no enfrentamento deste tipo de violência. 

Alerta Mulher

A população feminina do Amazonas também conta com o ‘Alerta Mulher’, um aplicativo para a mulher que sofre violência doméstica e tem o agressor por perto.

A ferramenta permite que a vítima, já cadastrada, envie fotos e áudios. As informações são recebidas pela equipe de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que, em caso de emergência, aciona uma viatura para atender a ocorrência. 

O aplicativo Alerta Mulher pode ser usado sempre que a vítima estiver em risco, sofrendo agressões ou qualquer tipo de violência. A vítima também pode acionar o botão quando o agressor estiver próximo a casa dela. 

A vítima que já estiver com a medida protetiva pode baixar o aplicativo para o sistema Android, por meio do Google Play Store. 

Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher

A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), que atualmente conta com três unidades em Manaus, trabalha diretamente em ações de proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros crimes do gênero. 

As delegacias estão localizadas nos seguintes endereços:

DECCM (sede): Avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro. A unidade funciona 24h;

DECCM – Sul: Rua Desembargador Felismino Soares, nº 155, bairro Colônia Oliveira Machado. A unidade funciona de 8h às 17, de segunda a sexta-feira;

DECCM – Norte/Leste: Avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus. A unidade funciona de 8h às 17, de segunda a sexta-feira.

Prevenção

A SSP-AM também realiza trabalhos de prevenção nas escolas, por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), com palestras que abordam o tema, auxiliando o Conselho Tutelar a identificar e encaminhar os casos que podem ser levantados pelos alunos. 

Canais de denúncia

Em caso de violação dos direitos da mulher, o recomendado é acionar a polícia por meio do número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ou pelo 180, da Central de Atendimento à Mulher.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Post Relacionado

Polícia Civil prende padeiro condenado a mais de 13 anos de reclusão por estupro de vulnerável

EDI FARIAS

Manaus (AM) –Ploc Ploc mortal Um homem, de 47 anos, que não teve seu nome divulgado, morreu na manhã desta quinta-feira (7) enquanto fazia sexo com a namorada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

blitzamazonico

VÍDEO: Homem que esfaqueou sobrinho de quase 2 anos é preso no Amazonas

VICTORIA LOUZADA