Aperfeiçoamento e melhor prestação de serviços são os objetivos do curso de atualização promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), aos agentes de trânsito da capital. Nesta terça-feira, 5/12, 340 agentes receberam os certificados de conclusão do curso durante cerimônia realizada no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, bairro Compensa, zona Oeste.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, explicou a importância do curso de atualização para a população.
“A Prefeitura de Manaus promoveu esse curso com o auxílio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan) da Polícia Militar (PM), por meio de seus instrutores. Com a recente mudança na legislação de trânsito, o órgão executivo municipal de trânsito tem novas prerrogativas. Algumas dessas atribuições precisavam de atualização, que o agente de trânsito fosse treinado, uma prática que a Polícia Militar, por intermédio do BPTran, já faz há muitos anos, sempre fez, e esse procedimento foi passado aos nossos agentes que agora estão capacitados”, frisou Paulo Henrique.
Para o comandante do BPTran, tenente-coronel Santos Correia, a parceria entre os órgãos é salutar para reduzir acidentes na capital.
“Acredito que os órgãos de trânsito precisam complementar suas atividades. O IMMU absorveu novas competências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nós tivemos a honra de participar desta formação, que contou com mais de 300 agentes de trânsito municipais e que agora estão mais capacitados. Estamos muito satisfeitos com o resultado, os agentes realmente demonstraram muita competência nas atividades que realizaram, e só quem tem a ganhar com isso é a sociedade”, destacou o comandante.
O curso iniciou em 2/10 e encerrou no dia 16/11. O treinamento de 32 horas, dividido em seis turmas, capacitou todos os agentes do IMMU, destacando a necessidade de se manter atualizado com as leis de trânsito. O curso compreendeu três módulos fundamentais – legislação, ética e cidadania, operação e fiscalização de trânsito – para aumentar a eficiência e responsabilidade dos agentes nas vias de Manaus, refletindo o comprometimento da prefeitura e do IMMU com a segurança e ordem no trânsito da cidade.
Foto – Karol Silva / IMMU