Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ageman participa de audiência pública sobre qualidade da água e gestão de resíduos no Amazonas

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) participou, na manhã desta segunda-feira, 14/4, da audiência pública “Propostas e Soluções para a Qualidade da Água e Gestão de Resíduos Sólidos no Amazonas”, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Durante o evento, o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destacou a atuação da agência na fiscalização e regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Manaus, além da participação na construção do novo Plano Municipal de Saneamento Básico, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima).

O dirigente relembrou o histórico da regulação do saneamento, que passou do Estado para o município em 2018, permitindo avanços como a ampliação do sistema de abastecimento de água, o que se encontra universalizado com mais de 99% da população da capital atendida pelo serviço do aumento da cobertura do serviço de coleta e tratamento do esgoto que está em aproximadamente 34%.

“Apesar de mais de 34% da população já ter acesso à rede de esgoto, o desafio ainda é na baixa adesão à interligação domiciliar, o que contribui para ligações irregulares à rede de drenagem”, alertou Elson.

De acordo com a Lei 11.445/07, todos os imóveis em áreas urbanas, como casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, são obrigados a se conectar às redes de esgoto disponíveis. O prazo máximo para realizar a interligação é de até um ano por parte dos usuários.

Sobre a questão dos resíduos sólidos, o representante da Ageman informou que tão logo seja concluído o Plano Municipal de Saneamento Básico, a agência passa regularmente e fiscaliza também a questão dos resíduos sólidos que atualmente está sob a gestão da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Durante a audiência, a Ageman reforçou o compromisso com a fiscalização do contrato de concessão e a orientação dos usuários, além de manter a Ouvidoria como canal para denúncias e reclamações.

Foto – Tiago Corrêa/UGPE

Post Relacionado

 Prefeitura realiza ação de limpeza e manutenção do igarapé e áreas esportivas da avenida do Samba

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza serviço de fresagem em trecho principal do bairro Petrópolis

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus recupera área verde degradada na zona Norte da cidade

blitzamazonico