Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ageman notifica Águas de Manaus após novo rompimento de adutora no bairro Adrianópolis

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou a concessionária Águas de Manaus devido ao rompimento de uma adutora de 500 milímetros, na manhã do último domingo, 15/12, na avenida Professor Marciano Armond, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, no trecho bairro-Centro. O incidente provocou a interrupção do abastecimento de água em bairros como Praça 14 de Janeiro, Petrópolis e Cachoeirinha. Os reparos emergenciais foram concluídos pela empresa apenas na manhã dessa segunda-feira, 16/12.

No Termo de Notificação 014/2024 enviado à concessionária, na tarde desta terça-feira, 17/12, a Ageman solicita informações detalhadas sobre as medidas adotadas para mitigar os impactos do incidente, bem como as causas do rompimento da rede. A mesma adutora já foi alvo de sucessivos rompimentos, o que levou a Ageman, no último dia 26/11, a aplicar uma multa de R$ 420,1 mil à empresa. O processo administrativo referente à penalidade encontra-se em tramitação.

“O rompimento ocorrido neste domingo agrava ainda mais a situação, já que a concessionária foi recentemente multada pelo mesmo problema. Agora, aguardamos a manifestação da empresa para analisar e definir as próximas providências, que, muito provavelmente, incluirão uma nova multa. A empresa já informou que a substituição das adutoras está prevista apenas para o segundo semestre de 2025”, destacou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

A notificação estabelece um prazo de 10 dias corridos para que a Águas de Manaus apresente o cronograma de substituição das adutoras da referida rua, considerando as informações de que serão executados os serviços conforme o Plano de Exploração de Serviços 2025. O documento também destaca a aplicação do Plano de Contingência para situações de rompimento de adutoras.

Durante a fiscalização realizada pela Ageman, os técnicos identificaram atrasos na execução de algumas etapas do serviço de manutenção emergencial, o que exige atenção e melhorias para garantir maior agilidade nessas ocorrências.

Foto – Divulgação/Ageman

Post Relacionado

Profissionais de saúde da prefeitura reúnem idosos em reunião pelo Dia dos Povos Indígenas

victoria Farias

Prefeitura inicia diagnóstico para melhoria na segurança das escolas municipais

Victória Farias

Estudantes de Harvard conhecem ações de saúde da Prefeitura em comunidade ribeirinha

victoria Farias