Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ações de controle da malária são intensificadas na zona Oeste de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta terça-feira, 25/11, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste, uma intensificação das ações de controle da malária. A programação incluiu a visita em domicílios com a oferta do exame da Gota de Espessa, método considerado padrão-ouro para o diagnóstico da malária, e ações de Educação em Saúde.

De acordo com a chefe de Controle de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Ana Carolina Souza, a ação aconteceu em domicílios no ramal do Britador, integrando o trabalho de intensificação iniciado no período sazonal da malária nas comunidades com maior número de notificações da doença.

“Foi identificado um aumento de casos de malária notificados no bairro Tarumã-Açu e por isso houve um planejamento para reforçar o controle da doença. O bairro é considerado como área endêmica para a doença e há um aumento no período sazonal, a partir do mês de agosto, além do intenso deslocamento de pessoas entre as comunidades e balneários”, informou Ana Carolina.

Durante a ação, o exame de Gota Espessa foi oferecido para todos os moradores nos domicílios, apresentando ou não sintomas da doença. O objetivo da estratégia, conforme informou Ana Carolina, é identificar pacientes que estão com a doença, mas que ainda não manifestaram sinais e sintomas. “São pessoas que, mesmo sem sintomas, podem transmitir a doença. Com o exame, é possível ter o diagnóstico, iniciar o tratamento e cortar o ciclo de transmissão”, apontou Ana Carolina.

Em novembro, a intensificação de ações também já aconteceu com busca ativa de casos nas comunidades Cidade das Luzes e Parque das Tribos 1 e 2.

A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, Rúbia Medeiros, informou que a Semsa continua realizando a avaliação e tratamento de criadouros do mosquito transmissor da doença (Anopheles), a distribuição e instalação de mosquiteiros impregnados com inseticida, que são utilizados como barreira de proteção para a população residente em áreas de transmissão ativa, e a execução seletiva de termonebulização (fumacê), realizada de acordo com a avaliação de cenários locais.

“No período sazonal da malária, quando ocorre aumento de casos, as ações de prevenção e controle são intensificadas. Os agentes de saúde reforçam as ações de conscientização sobre os riscos da doença e orientam sobre a prevenção da malária”, destacou Rúbia Medeiros.

Para Júlio César Diaz, que mora com a família no ramal do Britador há um ano, a oferta dos exames em domicílio é importante para evitar casos da doença na comunidade. “Não tivemos ainda casos de malária aqui, mas sei que moradores vizinhos tiveram a doença, então é muito importante a prevenção”, afirmou.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, endêmica em Manaus, onde há elevada vulnerabilidade no processo de transmissão e condições climáticas e ambientais que são favoráveis à proliferação do vetor de transmissão da doença, que é o mosquito do gênero Anopheles.

A transmissão ocorre por meio da picada de fêmea do mosquito Anopheles infectada por protozoários do gênero Plasmodium, que é o causador da doença.

Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. A doença tem cura e o tratamento é gratuito, mas, se não for diagnosticada e tratada de forma precoce e adequada, pode evoluir para formas graves.

Entre janeiro e 22 de novembro de 2025, o município de Manaus registrou 7.054 casos de malária, em um aumento de 39,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram notificados 5.049, conforme o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep – Malária/Ministério da Saúde).

No Disa Oeste, o número de casos deste ano chegou a 1.265, representando 17,9% do total de casos em Manaus, sendo que no ano passado os bairros da zona oeste notificaram 503 casos.

A área Rural Terrestre registrou 2.989 casos este ano, com 361 casos na área Fluvial de Manaus; o Disa Leste registrou este ano 2.336 casos; o Disa Norte notificou 86 casos; e 16 casos foram notificados por localidade não informada.

—- —– —– 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus autua veículos pesados e reforça importância do cumprimento das regras de trânsito

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura dá forma à segunda etapa do parque Amazonino Mendes com estruturas de animais gigantes

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus divulga lista completa de selecionados para curso de TBO

blitzamazonico