A Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, zona Oeste, vai ofertar serviços e orientações de saúde voltados ao público masculino, na manhã deste sábado, 29/7. A ação encerra a programação da Prefeitura de Manaus referente ao Dia Nacional do Homem, celebrado no dia 15 de julho, com atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante todo o mês para promoção da saúde e bem-estar da população masculina.
Das 8h às 12h, as equipes da Leonor de Freitas vão ofertar consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, vacinação e atualização de receitas de usuários diabéticos e hipertensos. Os profissionais também vão conduzir uma roda de conversa sobre mitos e verdades acerca da hanseníase, e orientar o público sobre tabagismo e prevenção do câncer de boca.
Os usuários da unidade de saúde terão ainda acesso a sessões de auriculoterapia, técnica derivada da acupuntura baseada na pressão em pontos específicos da orelha, empregada no diagnóstico e tratamento de problemas físicos, mentais e até emocionais.
Conforme o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, dentro da programação voltada ao público masculino, a Semsa vem realizando ações de prevenção e promoção da saúde em unidades de horário ampliado da rede municipal, e ainda em canteiros de obras de diferentes zonas da capital, em parceria com o Serviço Social da Construção Civil (Seconci).
“Atendemos aproximadamente 700 homens em três canteiros de obras que visitamos. Foi um resultado bastante positivo, todos gostaram muito de ter acesso a atendimentos médicos e outros serviços de saúde no seu local de trabalho”, relata o gestor, destacando também a oferta de imunização aos operários da construção civil.
“Realizamos a atualização da carteira vacinal dos trabalhadores, com a aplicação de vacinas contra a Covid-19 e influenza, e de hepatites B e C e tétano, entre outras do calendário nacional de vacinação para o público adulto”, enumera.
Meirivaldo lembra, ainda, que a agenda incluiu ação de saúde em um campo de futebol, com direito até a um jogo amistoso entre servidores da Semsa e comunitários. As ações extramuros, ele explica, levando serviços a locais de grande concentração de público masculino, foram uma estratégia da secretaria para alcançar e sensibilizar um maior número de homens para a importância do autocuidado em saúde.
“Os homens não têm o hábito de buscar o serviço de atenção básica, portanto usamos essa estratégia para intensificar as ações e mudar essa cultura, fazendo eles entenderem que buscar a atenção primária, promovendo a saúde e prevenindo doenças, é o melhor remédio”.
Fotos – Divulgação / Semsa