Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

A seis meses da eleição, MPAM realiza Workshop interno sobre Eleições 2024 

O treinamento é direcionado aos membros, assessores, servidores e residentes jurídicos da capital e interior do Estado que desempenham funções na área eleitoral 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realiza nos dias 27, 28 e 29 de maio, em dois turnos, o Workshop Eleições 2024, para aprimorar e atualizar os membros, servidores e colaboradores sobre as temáticas que envolvem o processo eleitoral. O treinamento acontecerá no auditório Gebes de Mello Medeiros, no 1º andar do edifício-sede do MPAM.

Ao todo, quatro palestrantes vão falar no Workshop, entre eles o promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Igor Pereira Pinheiro, que abordará, em dois momentos do dia 27 de maio, sobre o “Ilícitos eleitorais Cíveis”, pela manhã, e sobre “Crimes Eleitorais”, pela parte da tarde.

O procurador-regional Eleitoral substituto do Amazonas, Edmilson da Costa Barreiros Júnior, abordará sobre o “Registro de Candidatura” na manhã do dia 28. Pela parte da tarde, no mesmo dia, o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Leland Barroso de Souza, falará sobre a “Propaganda”. 

Já no dia 29 de maio, pela manhã, a promotora de Justiça do MPAM, Karla Cristina da Silva Sousa, palestrará sobre a “Violência Política de Gênero”.

 MP nas eleições

O Ministério Público tem papel importante na fiscalização do correto andamento do processo eleitoral. Os integrantes do MP atuam juntos aos juízes e às juntas eleitorais. 

O promotor de Justiça acompanha todo o trâmite eleitoral e verifica, por exemplo, a legalidade dos registros de candidaturas e a ocorrência de propaganda eleitoral irregular. Casos de abuso de poder econômico, político e dos meios de comunicação nas eleições também são apurados pelo Ministério Público. 

Nas eleições municipais, como é o caso deste ano, a atuação do promotor de Justiça é direta, fiscalizando e apresentando as denúncias à Justiça, quando ocorrer um crime eleitoral. 

As inscrições para os membros, servidores e residentes do MPAM estão abertas até o dia 24 de maio. Informações pelo e-mail ceaf@mpam.mp.br ou pelo telefone 3655-0753.

Foto: Lennon Costa

Post Relacionado

Justiça acata denúncia do MP Eleitoral contra influencers e prefeito de Itacoatiara

victoria Farias

Oito candidatos são homologados para eleição do novo PGJ do Amazonas

blitzamazonico

Ministério Público alinha TAC para combater práticas abusivas no Festival Folclórico de Parintins

blitzamazonico