Blitz Amazônico
Amazonas

Combate à Pirataria: Ipem-AM fiscaliza balanças em feiras, mercados e estabelecimentos comerciais de Manaus

Operação coordenada pelo Inmetro foi realizada, simultaneamente, em todo o país, no período de 2 a 6 de dezembro, em alusão ao Dia de Combate à Pirataria

Em alusão ao Dia de Combate à Pirataria, comemorado no último dia 3 de dezembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou a operação especial de “Combate à Pirataria” em Manaus. No período de 2 a 6 de dezembro, os agentes intensificaram as ações de fiscalização de balanças comerciais em mercados, feiras e estabelecimentos da capital amazonense.  

Durante a ação, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) simultaneamente em todo país, foram verificados se os equipamentos de pesagem utilizados no comércio local estavam devidamente certificados e em conformidade com as normas técnicas de metrologia legal em vigência.

Em uma semana de ações intensificadas, 150 estabelecimentos foram visitados e 223 balanças verificadas. Não houve registro de irregularidades.   

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, além da verificação, os agentes atuaram na orientação aos comerciantes quanto à regulamentação e ao funcionamento adequado dos equipamentos.  

“Foram verificados se os instrumentos seguem as normas técnicas estabelecidas pelo Inmetro e em conformidade com os padrões exigidos. Desta forma, protegemos os consumidores e promovemos um comércio mais justo, equilibrado e transparente”, afirmou Renato Marinho.

O diretor-presidente explicou, ainda, que, em caso de irregularidades, o comerciante é notificado, tem prazo de até dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM e está sujeito às penalidades previstas em lei, além da apreensão da balança e aplicação de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e X – @ipemamoficial.

FOTO: Jeane Glay/Ipem-AM

Post Relacionado

Sedecti alinha próximas etapas para a implantação de projeto bioagroindustrial

EDI FARIAS

DPE-AM realiza vistoria para acompanhar cumprimento de TAC com geradora de energia em São Gabriel da Cachoeira

blitzamazonico

Em Manicoré, Defensoria realiza audiência pública para ouvir comunidades afetadas por deslizamentos de terra

victoria Farias