Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria do Amazonas inicia projeto ‘Colab da Saúde’ para fortalecer o acesso à saúde no interior

Com atividade em Coari, núcleo especializado na defesa do tema inicia capacitação de defensores e servidores da DPE-AM que atuam nos municípios do interior

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) deu início, nesta terça-feira (26), ao projeto “Colab da Saúde”, iniciativa do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) que tem por objetivo promover atuações conjuntas e estratégicas para o fortalecimento institucional, buscando melhorias para o acesso à saúde da população hipossuficiente do interior.

A primeira atividade do projeto foi realizada em Coari, reunindo o coordenador do Nudesa, o defensor público Arlindo Gonçalves e defensores do município do Médio Solimões

Conforme o coordenador,  durante a capacitação, além atualizar a equipe DPE-AM sobre os temas da saúde, especialmente sobre a judicialização de medicamentos à luz de temas recentemente julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o encontro coloca em pauta questões ligadas à melhor atuação dos defensores e colaborares quando o assunto é saúde.  

“Fizemos um levantamento das principais demandas de saúde em Coari, em conversas com os defensores que atuam na cidade. ⁠Também houve o compartilhamento de materiais específicos da saúde que possam auxiliar e especializar o árduo trabalho desenvolvido pelos colegas do interior”, explica o defensor.

CRELS no interior

Outro tópico debatido durante o “Colab da Saúde” é a possibilidade de levar a Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios da Saúde (CRELS) para o interior. 

Com um ano de instalação em Manaus completados em setembro deste ano, a CRELS, alcançou, até então, a marca de 89,7% de demandas resolvidas sem a necessidade de judicialização e uma economia de, pelo menos, R$ 1.779.527,26 aos cofres públicos. 

Fruto de um termo de cooperação entre a DPE-AM, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Estado do Amazonas e o Município de Manaus, por meio de suas secretarias de Saúde (SES-AM) e procuradorias gerais, a CRELS tem como finalidade inicial buscar soluções extrajudiciais para as demandas de saúde, ou seja, resolver as questões de forma mais célere sem a necessidade de transformá-las em processos judiciais. 

Atualmente, a câmara atua alcançando questões que envolvem consultas, exames, medicamentos e insumos padronizados oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Estamos alinhando com a SES sobre a inclusão do interior. Ainda temos alguns ajustes técnicos a fazer. Mas, foi demonstrado interesse, e por este motivo incluímos a CRELS na pauta das visitas”, observa o coordenador do Nudesa.

Apoio e futuras atividades

Com apoio do Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o curso teve como participantes, além dos defensores, estagiários, servidores e colaboradores que abraçam a causa voltada as especificidades das políticas públicas e o direito à saúde.  

De acordo com o Arlindo Gonçalves, a intenção é realizar outras visitas pautadas de acordo com as especificidades de atuação de cada unidade da DPE-AM interior. “A agenda será traçada a partir de contatos que faremos a cada comarca do interior e, mediante interesse dos colegas, observada a independência funcional de cada um, faremos as visitas”. 

Foto: Divulgação

Post Relacionado

Em Atalaia do Norte, Defensoria Pública firma acordo para regularizar área afetada por obra mal executada

victoria Farias

Defensoria amplia atendimento com seis unidades novas na capital em 2023

victoria Farias

Feiras da ADS comercializam produtos essenciais para serem consumidos no período de altas temperaturas 

EDI FARIAS