Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Manaus Previdência instrui agentes de RH para agilizar trâmites de aposentadoria e pensão

Manaus Previdência reuniu representantes do setor de Recursos Humanos de órgãos da Prefeitura de Manaus e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que atuam nos processos de aposentadoria, com o intuito de agilizar os trâmites para conceder os benefícios. O terceiro encontro de RHs aconteceu na tarde desta terça-feira, 12/11, na sede da autarquia, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.

A ação faz parte do programa Manausprev Itinerante, em que uma das atividades é a atualização previdenciária voltada aos técnicos que trabalham nos setores de Gestão de Pessoas. A iniciativa, além de orientar sobre legislação previdenciária, apresenta dados trimestrais de concessão de benefícios, aponta instrução de processos e sana dúvidas, tudo com o intuito de aprimorar e acelerar os trâmites.

“Essa instrução contribui e muito com os procedimentos, pois permite um melhor atendimento ao segurado, celeridade no andamento dos processos, evita retrabalho e acúmulo, pois as ações técnicas acabam sendo assertivas”, salienta a diretora de Previdência da Manausprev, Ana Silvia Domingues.

Dentre os pontos explanados, o destaque foi para algumas situações que mais aparecem como entraves para o andamento do processo, como servidor que já recebe pensão por morte, declaração de acúmulo, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento/divórcio, gratificação, dentre outros.

“Os apontamentos precisam da atenção redobrada dos técnicos, pois tudo é conferido junto ao Tribunal de Contas do Estado, e outros órgãos. Caso as informações não coincidam, o processo pode demorar mais a ser concluído”, explica Domingues.

O chefe do Setor Pessoal da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Rubem Reis, participou das três edições da reunião ao longo do ano e disse que a Manaus Previdência acaba preparando o técnico para lidar com variadas situações, munindo os participantes de informações que fazem toda a diferença para liberar os processos.

“A questão da Previdência é muito complexa e temos que estar o tempo todo nos atualizando porque existem regras para tudo e situações diferenciadas devido à situação que cada servidor vive, por isso a Manausprev está sempre como nossa parceira, nos passando conhecimento e isso nos prepara para sermos mais eficientes”, apontou.

Foto – Renata Felix / Manaus Previdência

Post Relacionado

‘Asfalta Manaus’, da prefeitura, recupera vias degradadas no bairro Cidade Nova

victoria Farias

Boxes construídos irregularmente em calçada de escola são demolidos no bairro Colônia Antônio Aleixo

Patrick

CMDU tem alta de 2,6% em processos analisados no mês de janeiro de 2024

blitzamazonico