Blitz Amazônico
Cultura

Amacine Lança Projeto de Digitalização do Acervo do Festival Curta 4 para Preservação Cultural do Amazonas

Nos dias 08 e 09 de novembro, a Associação de Audiovisual e Cinema do Amazonas (Amacine) realiza o lançamento do projeto Digitalização do Acervo do Festival Curta 4. A iniciativa que busca preservar e valorizar parte integrante da memória cultural do Estado do Amazonas, será no Mirante Lúcia Almeida, Centro de Manaus, a partir das 14 horas, documentando a trajetória de um dos eventos mais inovadores do cinema regional.

Criado em 2005, o Festival Curta 4 foi o primeiro festival de filmes de curta duração do Estado, desafiando os realizadores a desenvolverem obras cinematográficas de até quatro minutos. Realizado na quadra do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), o festival proporcionou uma experiência única ao público, onde a curta Catunda , roteirizado por Michele Andrews e dirigido por Z Leão, foi filmado, editado e exibido em um evento ao vivo – tudo em apenas quatro horas. A dinâmica transformou o festival em uma aula de cinema aberta, que encantou a plateia e possibilitou a prática cinematográfica em tempo real.

Durante suas oito edições, entre 2005 e 2012, o Curta 4 promoveu um total de 160 exibições e talentos locais premiados em categorias como Melhor Filme, Roteiro, Direção, Ator, Atriz, Música, Trilha Sonora Original e Edição.

À época, o vencedor da categoria Melhor Filme levava uma câmera fotográfica e uma ilha de edição, reforçando o compromisso do festival em estimular a produção cinematográfica.

O festival também investiu em formação audiovisual, promovendo escritórios em Manaus e em cidades do interior do Estado. Essas oficinas resultaram na produção de mais de 300 filmes e fomentaram o interesse pela sétima arte em todo o Amazonas.

As exibições aconteceram em diversas comunidades, incluindo universidades, escolas, praças, penitenciárias e espaços culturais, alcançando cerca de 2 mil mostras ao longo dos anos.

Além das exibições presenciais, o Curta 4 também contou com transmissão televisiva pela TV Ufam, TV Cidade e Amazon Sat, além de exibições online pelo blog oficial do evento. Com o apoio do Guaraná Tuchaua, o festival realizou concursos de roteiro, premiando os vencedores e incentivando ainda novas produções no Estado.

A digitalização desse acervo representa a preservação de um capítulo importante da cultura amazônica, garantindo que futuras gerações possam acessar a história e a riqueza do Festival Curta 4.

Post Relacionado

Mural em homenagem ao cantor Zezinho Corrêa é inaugurado por meio de edital da Prefeitura de Manaus

Redação

Bumba Meu Bloco leva cortejo carnavalesco fora de época ao Largo de São Sebastião

EDI FARIAS

Chef Thiago Castanho ensina ‘peixe ao leite de coco com legumes e arroz de castanhas’

blitzamazonico