Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Membro do MPAM palestra em seminário sobre resíduos sólidos no TCE-AM

Evento reuniu autoridades de órgãos de controle ambiental, fiscal e trabalhista para discutir a coleta e o tratamento de resíduos sólidos

Em continuidade ao compromisso institucional de apoiar espaços de discussão sobre a implementação de políticas públicas que fomentem a sustentabilidade e o bem-estar social, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) participou da rodada de palestras e debates do 14º Seminário Sobre Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Saneamento Básico, realizado nesta sexta-feira (18), no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Um dos debatedores do “Painel 2: Experiências de Logística Reversa e Destinação Final de Resíduos” foi o promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB) do MPAM. A procuradora-geral de Justiça do MPAM, Leda Mara Albuquerque, prestigiou o evento acompanhada de vários outros membros (promotores e procuradores) do Ministério Público ligados à área.

O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) com o objetivo de internalizar discussões e boas práticas na questão ambiental, como a operacionalização de lixões, aterros, coleta seletiva e educação ambiental. A pauta também defendeu a regulamentação trabalhista dos catadores, fundamentais para o avanço da reciclagem no país.

Ao falar sobre o seminário, a PGJ Leda Mara Albuquerque classificou o encontro importante e relembrou a inexistência de aterros sanitários no interior e na capital com as condições técnicas exigidas pelos organismos de controle. Cenário que, segundo ela, não apresentou evolução, uma vez que vai completar 15 anos da promulgação da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e não está devidamente aplicada.

Um tema extremamente complexo que envolve áreas como a saúde e o saneamento básico. É preciso que a gente consiga reunir realmente vários setores da sociedade e encontrar um caminho para esse problema que não tem tido grandes avanços. Lamentavelmente, ainda em Manaus, nós convivemos com a questão da falta de um espaço adequado para captação desses resíduos, então é muito importante que o MPAM se faça presente porque a nossa atuação, não só na capital como no interior, é fundamental para garantir a solução definitiva para esse problema”, comentou a PGJ.

Para o promotor Carlos Sérgio Edwards de Freitas, “o Ministério Público é um dos atores importantes nesse processo de implantação desse sistema de logística reversa (Sisrev) no Estado do Amazonas. Nós vamos contar com a colaboração da Abrampa na implantação do Sisrev, que é o sistema que realizará o controle da logística reversa e permitirá que as políticas públicas sejam feitas de maneira efetiva no estado do Amazonas”.

Integração dos trabalhos

Um dos coordenadores locais do seminário, o procurador de Contas do Amazonas Ruy Marcelo Alencar Mendonça avaliou que a realização do seminário fortalece os três princípios institucionais que regem o MP – unidade, indivisibilidade e independência funcional – pois colocam o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Contas (MPC-AM), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o MPAM não apenas em um mesmo espaço, mas para atuar com efetividade na implementação de políticas públicas que garantam o respeito aos direitos fundamentais da população.

Para alavancar ainda mais a política de resíduos sólidos, é necessário somar o trabalho feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, pelo Ministério Público de Contas com os outros Ministérios Públicos. Sairemos fortalecidos”, comentou o procurador.

Além da procuradora-geral Leda Mara Albuquerque e do promotor de Justiça Carlos Edwards de Freitas, estiveram no seminário os procuradores Silvana Nobre de Lima Cabral, Mara Nóbia Albuquerque da Cunha e os promotores Paulo Stélio Sabbá Guimarães, Elanderson Lima Duarte, Fábia Melo Barbosa de Oliveira e Lílian Maria Pires Stone.


Foto: Joel Artus/TCE-AM

Post Relacionado

Proteção de animais em situação de rua é pauta de recomendação do MPAM em Santa Isabel do Rio Negr

blitzamazonico

Ministério Público promove seminário sobre saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

victoria Farias

MP emite recomendação para impedir uso eleitoral na distribuição de cestas básicas e caixas d’água em Nhamundá

victoria Farias