Blitz Amazônico
Artigo & Opinião

GameJamPlus: Maratona Internacional de Desenvolvimento de Games está com inscrições abertas

Brasileiros e estrangeiros vão poder competir na Copa do Mundo de desenvolvimento de jogos durante a 9ª edição da GameJamPlus. A proposta é mostrar que os games são oportunidades para aprender e desenvolver negócios. As inscrições vão até o dia 18 de outubro, pelo link: https://platform.gamejamplus.com/register

Segundo os organizadores, a previsão é que mais de 4.000 pessoas, de mais de 35 países, participem da competição. A primeira etapa acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro. Nesses dias, os participantes reúnem-se em equipes para desenvolverem jogos em uma maratona de 48 horas. O evento ocorre de maneira híbrida (presencial/online), de acordo com a escolha da organização de cada sede local.

Nesta edição, a GameJamPlus irá manter as seguintes categorias devido ao sucesso de adesão: Leveled dev field, destacando a igualdade de gênero (as equipes precisam ter 40% ou mais de pessoas que não se identificam no masculino), Three dimensional Practice (jogos em 3d) e Fun for Thought (jogos educacionais).

A competição ainda terá uma nova categoria que será realizada em uma parceria inédita com o SBT. A emissora abrirá suas portas para os desenvolvedores, liberando propriedades intelectuais de algumas de suas obras mais icônicas. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de criar jogos incríveis utilizando personagens e histórias que já conquistaram o coração do público.

Segundo Juliana Brito, CEO da GameJamPlus, o evento já se tornou a maior maratona competitiva de desenvolvimento de jogos independentes da América Latina, e uma das maiores no cenário Global com foco em negócios.

Além de fomentar o desenvolvimento de novos jogos, Juliana destaca que uma das propostas é trazer novos talentos para a indústria do desenvolvimento de jogos, como programadores, músicos, profissionais das áreas de negócios, marketing, artes, entre outros. “As últimas edições permitiram a criação de vários estúdios e ainda possibilitou a entrada de centenas de profissionais no mercado gamedev”, destaca Juliana.

Categorias e premiação

As categorias especiais de premiação serão divulgadas nas páginas oficiais da GameJamPlus. Após a primeira fase, os projetos aprovados vão passar por uma incubação focada nas partes técnicas do jogo dos dias 11 de novembro a 13 de dezembro. As avaliações acontecem de 14 de janeiro a 28 de fevereiro.

Depois, haverá as disputas finais por regiões no dia 15 de março. E a final regional brasileira, será dia 22 de março. Os projetos aprovados participarão de um programa de aceleração, que ocorrerá de 24 de março a 25 de abril. Durante esse período, os participantes receberão dicas e insights valiosos para aprimorar a parte de negócios de seus jogos. O objetivo é transformar essas criações em produtos viáveis, capacitando-os a realizar pitches de vendas e negociar com publishers e patrocinadores de forma eficaz.

A Grande Final Global acontece de 17 a 20 de junho entre participantes brasileiros e internacionais, onde são revelados os vencedores das categorias técnicas, artísticas e de negócios, além do Jogo do Ano da GameJamPlus, em uma cerimônia digna de um Oscar dos jogos independentes

Post Relacionado

O equilíbrio entre ser mãe e profissional

blitzamazonico

Em dez anos, fogo na Amazônia consumiu área maior que a França

victoria Farias

Instituto que ajuda pacientes com câncer faz vakinha online para não fechar

blitzamazonico