Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública realiza mutirão de atendimentos jurídicos no Careiro da Várzea

Ação da Defensoria Itinerante atendeu casos de registros públicos, pensão alimentícia, guarda de crianças, divórcio e regularização fundiária; município ganhará polo da DPE-AM no fim do mês

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, entre os dias 9 e 12 deste mês, um mutirão de atendimentos no Careiro da Várzea, município da Região Metropolitana de Manaus, por meio do projeto de Defensoria Itinerante. Foram ofertados serviços de assistência jurídica gratuita à população local. O atendimento ocorreu no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. 

Cerca de 90% dos casos atendidos durante os quatro dias de ação foram relacionados a documentos de registro público, especialmente a retificação em certidões. Como foi o caso do senhor Manuel Raimundo Filho, que estava com o documento sem legibilidade, devido ao fato de ser muito antigo. Mas, para ter acesso a serviços de saúde precisava estar com a documentação regularizada. 

“Hoje vim aqui. Resolvi rápido e já estou com meus documentos organizados. Sou grato a essa ação”, declarou seu Manuel Raimundo após ser atendido.

Apesar de sua proximidade com Manaus, Careiro da Várzea ainda enfrenta dificuldades no acesso a serviços públicos essenciais. “Mesmo com sendo perto da capital, as necessidades específicas do Careiro da Várzea acabam sendo esquecidas. Quando trazemos a Defensoria para o local, oferecemos acesso a serviços jurídicos que anteriormente exigiam deslocamento até Manaus”, destacou o defensor público Murilo Monte, que atua na região. 

“O trabalho itinerante é fundamental, pois muitas pessoas com problemas relacionados a documentos de registro público e questões de família não buscam soluções devido às dificuldades logísticas e à distância”, acrescentou o defensor. Segundo ele, a Defensoria Pública não apenas resolve casos no aspecto jurídico, mas também orienta, promovendo autonomia e tutelando as pessoas a defenderem seus direitos. 

Além dos atendimentos relacionados a documentos, a ação da Defensoria também atendeu casos da área de família, incluindo pensão alimentícia, guarda de menores e divórcio. Embora em menor número, também foram abordados problemas de regularização fundiária. 

Acordo de guarda ajustado

A Defensoria Itinerante chegou em um momento oportuno para a agricultora Beatriz do Carmo, que buscou atendimento para regularizar a guarda de seu filho de um ano de idade. 

Um acordo realizado meses antes definiu a guarda compartilhada, mas não considerou a realidade logística do município, que tem a maior parte da sua população vivendo na Zona Rural, como é o caso do pai da criança, que mora em uma comunidade afastada da sede do Careiro. 

Beatriz, então, procurou a Defensoria Pública para modificar o acordo e garantir a guarda unilateral do filho, permitindo um acesso mais equilibrado ao pai, que antes tinha o direito de ficar um mês inteiro com a criança.

Novo polo

A Defensoria Pública inaugura, no fim deste mês, um novo polo no Careiro da Várzea, ampliando o alcance dos serviços e garantindo um suporte mais contínuo para a população local.

Foto: Márcio Silva/DPE-AM

Post Relacionado

Governo do Estado anuncia remissão e renegociação de crédito da Afeam em resposta à estiagem

EDI FARIAS

Nível do rio Negro deve continuar descendo até final de outubro em Manaus

VICTORIA LOUZADA

Prefeitura avança com recuperação completa da drenagem na rua Heitor Galeão no Zumbi dos Palmares

blitzamazonico