Blitz Amazônico
Cultura

Semana da Pátria tem Alain Delon, Dercy Gonçalves e Sessão À La Carte no Cine Carmen Miranda

A Semana da Pátria chegou e o Cine Carmen Miranda funcionará normalmente a partir desta quinta-feira (05) com o ciclo ‘Alain Delon Vive!” e o filme ‘O Sol por Testemunha’ (1960), às 17h, e logo depois, às 19h, a Sessão À La Carte volta com o filme alemão ‘O menino que fazia rir’ (2018). No dia 06, sexta-feira, haverá abertura do especial ‘Vai tomar na Dercy!’ com o longa brasileiro ‘Absolutamente certo’ (1958), às 17h, e ‘O Leopardo’ (1963), com mais Alain Delon. No sábado (07), fechando o ciclo em homenagem ao ator, falecido em 18 de agosto último, o Carmen Miranda, localizado à Rua do Congresso, nº 10, Praça do Congresso, Centro (próximo à Biblioteca Pública Municipal), exibe mais um clássico do artista: ‘Rocco e seus irmãos’.

O Cine Carmen Miranda tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.

Dia 05 de setembro (quinta)

O ciclo ‘Alain Delon vive’ inicia neste dia, às 17h, com o filme ‘O sol por testemunha’, com direção de René Clément. Nos 115 minutos de filme, o público acompanha a trajetória de Tom Ripley, enviado à Itália para persuadir o rico Philippe Greenleaf a retornar aos Estados Unidos e assumir os negócios do pai dele. Philippe não conhece Tom, que se diz seu amigo de infância, mas o acha engraçado e talentoso e o aceita como companheiro de boemia, não tendo a menor intenção de retornar ao seu país como quer o pai. Em 1999, foi realizada uma refilmagem estadunidense, por Anthony Minghella, sob o título ‘O talentoso Ripley’, estrelando Matt Damon e Gwyneth Paltrow.

Logo depois, às 19h, a Sessão À La Carte retorna, com apoio do Belas Artes Grupo, e o filme alemão ‘O menino que fazia rir’ que mostra um dos humoristas de maior relevância na Alemanha, Hans-Peter Kerkeling, que se consagrou no mundo artístico também como ator, apresentador e roteirista. O que muitos de seus fãs sequer imaginam é que a sua infância foi uma verdadeira história de tragédia — que ele transformou em humor. A fita foi um sucesso de bilheteria na Alemanha no ano de seu lançamento, 2008.

Dia 06 de setembro (sexta)

Mais um ciclo começa no Cine Carmen Miranda, às 17h, desta sexta-feira (06). Um prato cheio para os amantes da comediante Dercy Gonçalves. O ‘Vai tomar na Dercy!’ começa com a comédia romântica ‘Absolutamente certo’, de Anselmo Duarte.

Zé do Lino é um jovem operário em São Paulo, que trabalha em uma gráfica. Ganha pouco e não consegue dar uma condição melhor para o pai doente e nem se casar com a vizinha, sua noiva por dez anos, para desespero dos futuros sogros, um casal barulhento e encrenqueiro e que possuiu a única televisão da rua. Mas Zé do Lino possuiu um dom: uma memória fotográfica que o fez conseguir decorar toda a lista telefônica da cidade. Isso chama a atenção do filho do dono da gráfica, líder de uma quadrilha especializada em apostas ilegais. Ele leva Zé do Lino para o programa de televisão Absolutamente Certo, com o intuito de ganhar dinheiro com o pobre operário, tentando fazer com que ele erre a última pergunta.

Após, às 18h30, o ciclo ‘Alain Delon vive’ retorna com ‘O Leopardo’, de Luchino Visconti. O filme recria a atmosfera vivida nos palácios da aristocracia durante o conturbado reinado de Francisco II das Duas Sicílias e o Risorgimento — longo processo de unificação dos Estados autônomos que originaram o Reino de Itália, em 1870. O cenário político italiano é reconstituído com o intuito de interferir em dilemas dos personagens ficcionais. Trata-se de uma adaptação do romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896–1957), publicado postumamente, que usa a queda da monarquia de Bourbon no Reino das Duas Sicílias e sua anexação ao então Reino da Sardenha, governado pela dinastia Saboia.

Dia 07 de setembro (sábado)

Fechando o ciclo ‘Alain Delon vive!’, o clássico ‘Rocco e seus irmãos’ narra a história dos irmãos Parondi: Rocco, Ciro, Luca, Simone e Vincenzo, filhos da viúva Rosaria, que mudam-se da Basilicata para Milão. Simone torna-se boxeador e envolve-se com a prostituta Nadia. A sua carreira, inicialmente promissora, vai decaindo constantemente. Rocco também se envolve com Nadia, mas permanece sempre fiel às suas origens. Neste dia será do este único filme, às 18h, com aproximadamente três horas de duração.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza a 21ª Semana Nacional de Museus

blitzamazonico

Prefeitura estimula literatura indígena em comunidade Kokama na área rural de Manaus

blitzamazonico

Brian de Palma completa 84 anos e ganha homenagem no Cine Carmen Miranda

victoria Farias