Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Em meio à grave seca, Ministério Público investiga desabastecimento de água em Uarini

População enfrenta falta d’água há mais de uma semana, segundo denúncia

…

O município de Uarini enfrenta uma crise de abastecimento de água que já se estende por mais de uma semana, em pleno período de estiagem. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Uarini, abriu uma investigação para apurar a situação que afeta a zona urbana do município.

A ação do MP foi desencadeada após uma denúncia feita à Ouvidoria Geral, relatando que o centro de Uarini e bairros próximos estão sem água há dias ou, quando disponível, o fornecimento é insuficiente, com o líquido chegando às torneiras apenas nas primeiras horas da manhã e com pouca pressão. “O fato é ainda mais grave em razão da grande estiagem e das queimadas no município, onde a necessidade por água é ainda maior”, destacou o promotor Christian Anderson Ferreira da Gama, demonstrando preocupação com a situação.

O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini atribuiu o problema a falhas na bomba de abastecimento, mas não forneceu detalhes sobre a extensão do problema nem estimou prazo para sua resolução. Em resposta, o MPAM determinou que a concessionária de água do município seja notificada e apresente, no prazo de 48 horas, uma explicação oficial sobre o desabastecimento, incluindo as medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema e o tempo previsto para a normalização do serviço.

O promotor Christian Anderson Ferreira da Gama ressaltou a gravidade da situação, destacando que a falta de água constitui uma possível violação de um direito essencial, com impactos significativos para a comunidade. A investigação visa aprofundar as informações para assegurar que os direitos dos cidadãos sejam protegidos devidamente.

A crise hídrica em Uarini, agravada pela seca, coloca em evidência a necessidade de uma solução rápida e eficaz para garantir o acesso à água, um recurso fundamental para a sobrevivência e o bem-estar da população uarinense.

Foto: Agência Brasil

Post Relacionado

Ministério Público do AM participa de 1ª Edição de 2024 da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, no Sul do Amazonas

blitzamazonico

Recomendação do MPAM solicita suspensão temporária de queimadas controladas durante período de estiagem em Santa Isabel do Rio Negro

victoria Farias

Com escola indígena na lista, “Juntos Pela Vida” do MPAM audita quarteto de instituições na busca por 100% da cobertura vacinal de estudantes

blitzamazonico