Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Em Santa Isabel do Rio Negro, MPAM fiscaliza implementação de Fundo Municipal de Direitos para crianças e adolescentes

A ação visa assegurar a regularização do fundo, essencial para o financiamento de projetos voltados para o público infantojuvenil

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Santa Isabel do Rio Negro, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a implementação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) no município.

Sob a condução do promotor de Justiça Paulo Fernandes Medeiros Júnior, a ação visa assegurar a regularização e o pleno funcionamento do fundo, essencial para o financiamento de projetos voltados à proteção e promoção dos direitos infantojuvenis.

O FDCA tem como propósito financiar projetos destinados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, sendo essencial que seus dados cadastrais sejam mantidos atualizados pelos gestores municipais e estaduais. O MP do Amazonas identificou que o município de Santa Isabel do Rio Negro se encontra em situação irregular em relação a esses dados, conforme apontado pelo despacho do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Agnelo Balbi Júnior; e pelo memorando da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude (CAO-IJ), Romina Carmen Brito Carvalho, documentos citados no procedimento.

O promotor de Justiça Paulo Fernandes Medeiros Júnior destacou a importância do fundo, frisando que ele deve ser instituído por lei específica de natureza municipal, conforme o artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O FDCA é vital para financiar projetos que atuem na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, permitindo que doações destinadas ao fundo possam ser deduzidas de doações, como por exemplo, o imposto de renda. Desta forma, a comunidade tem a oportunidade de contribuir diretamente para iniciativas aprovadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente“, afirmou.

O procedimento administrativo determinou que o prefeito de Santa Isabel do Rio Negro seja notificado para fornecer, no prazo de 30 dias úteis, informações detalhadas sobre a existência, implementação e regularização do FDCA no município. Além disso, foi solicitada a composição nominal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santa Isabel do Rio Negro. A portaria que oficializa o procedimento foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas (Dompe).

Foto: Alberto Amaral/Flickr

Post Relacionado

MPAM fiscaliza recursos destinados a Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Parintins

blitzamazonico

Em audiência pública, MPAM garante que crianças não participem do Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte

victoria Farias

Faculdade La Salle vence XX Júri Simulado 2024 do Ministério Público do Amazonas

blitzamazonico