Blitz Amazônico
Amazonas

DPE-AM inicia projeto de educação e direito do consumidor para pessoas idosas 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), deu início, nesta quinta-feira (25), ao projeto “Consumidor 60+”, que visa promover a capacitação do consumidor idoso, considerado um público hipervulnerável. A ação é realizada, na sede da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), localizada na Avenida Brasil, Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus.    

O projeto atende pessoas idosas que estão vinculadas à FUnATI e é uma sequência do projeto “Defensor 60+”, que promove a inclusão digital de pessoas idosas. “Agora nós vamos estender para essa área de consumo, em função do assédio que ocorre com a pessoa idosa, com o consumidor idoso”, observa o defensor público e coordenador do Nudecon, Christiano Pinheiro. 

Capacitar

O coordenador também destaca a relevância da capacitação como instrumento de proteção contra golpes constantemente direcionados a esta parcela da população. “É importante que eles estejam capacitados para evitarem as armadilhas, os golpes digitais, os golpes financeiros, que tanto prejudicam o orçamento familiar”.  

Para o diretor da FUnATI, doutor Euler Ribeiro, a atividade em parceria com a Defensoria Pública enriquece o leque de conhecimento dos participantes e promove mais independência quanto aos possíveis problemas relacionados ao assunto.   

“Essa nossa parceria com a DPE nos auxilia quanto à instrumentação da pessoa que envelheceu sobre vários aspectos. Um deles é controlar as dívidas, principalmente, daquelas pessoas que ganham só o salário mínimo ou que ganham a Bolsa Família, mas tem que pagar água, luz, tem que comprar comida e acabam endividados”.  

Em busca de orientação, dona Elizete Furtado, uma das idosas participantes da atividade desta quinta-feira, conta que a ação era a oportunidade esperada para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.  

“Gostei muito da palestra, foi muito boa e, de fato, nos orientou bem. Aconselho a outros colegas aqui da FUnATI que venham para conhecer os seus direitos e aproveitem a oportunidade, que abre nossa mente para a educação financeira”.  

Programação 

Além da capacitação, a programação também conta com rodas de conversas e assistência jurídica. “O legal é que além das palestras, temos ‘plus de fazermos o atendimento jurídico, ou seja, ingressar com ações judiciais referentes a sistemas que nós vamos desenvolver”, explica Christiano Pinheir.  

Em alusão ao “Julho Amarelo”, que faz alertas sobre as hepatites virais, o projeto, que vai se estender ao longo ano, foca neste mês no fornecimento de água ao consumidor idoso, uma vez que um dos focos de contaminação da hepatite A é a água.    

A pauta vai alcançar questões como faturas da conta de água que não condizem com a realidade de consumo, falha no fornecimento que, inclusive, reverberam na qualidade de vida e saúde, e ainda o desconhecimento de programas sociais como tarifa social.    

Foto: Márcio Silva/DPE-AM  

Post Relacionado

Em Parintins, DPE-AM, Justiça e Ministério Público definem regras para entrada de adolescentes de 12 a 16 anos na Festa dos Visitantes

blitzamazonico

Mais de 33 mil pessoas tiveram gratuidade total ou parcial no transporte rodoviário intermunicipal em 2022

EDI FARIAS

Obras de expansão da rede de gás natural são intensificadas

blitzamazonico