Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

3ª edição do Campeonato Amazonense de Downhill movimenta Faixa Liberada Radical com apoio da prefeitura

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Fundação Manaus Esporte (FME), deu suporte, no último domingo, 23/6, à realização da 3ª edição do Campeonato Amazonense de Downhill. A Faixa Liberada Radical, localizada na ladeira da rua Visconde de Porto Seguro, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, foi transformada em uma vibrante pista de competição. 

O Downhill, praticado com patins, longboard ou trike, é um esporte que desafia os participantes a descer ladeiras em tempo recorde, proporcionando momentos de pura adrenalina e habilidade. 

“A competição não apenas celebrou a habilidade e coragem dos competidores, mas também reforçou o compromisso da cidade de Manaus em promover eventos esportivos que unem a comunidade em torno da paixão pelo esporte e pela superação de desafios, destacando ainda mais os motivos de Manaus ser a Cidade Sul-Americana do Desporto”, afirmou Aurilex Moreira, diretor-presidente da FME. 

Reunindo uma diversidade de participantes, desde crianças até veteranos apaixonados pela adrenalina de descer ladeiras em alta velocidade, a Faixa Liberada Radical se destacou como um espaço inclusivo e dinâmico. 

“A sensação de liberdade que a patinação me proporciona é indescritível. Quando coloco meus patins e desço uma ladeira, consigo deixar para trás todos os problemas do dia a dia. É uma experiência única”, compartilhou a bicampeã amazonense Fernanda Maciel. 

Leonardo Júnior, organizador e coordenador da Faixa Liberada Radical, expressou seu orgulho ao ver o evento ganhar vida. “Foi desafiador organizar um evento dessa magnitude, com muito planejamento e dedicação para garantir uma experiência única para atletas e público. Ver famílias inteiras unidas pelo esporte, pais apoiando filhos e avós competindo, foi simplesmente épico e emocionante.” 

O campeonato, idealizado por Leonardo Júnior e apoiado por outros entusiastas do esporte como Roger Bruce, Lucas Lima, Edy Bittar, Edi Carvalho e Hud, destacou-se por suas 12 categorias, abrangendo desde iniciantes até veteranos, e culminou em disputas acirradas pelo pódio. 

Confira os vencedores das principais categorias

Categoria Iniciante Infantil Feminino 

1º Lugar: Ester Rodrigues (Boa Vista/RO) 

2º Lugar: Maria Clara 

Categoria Intermediário Feminino 

1º Lugar: Esther Serruya

2º Lugar: Mayana Dias 

3º Lugar: Andressa Ferreira (Boa Vista/RO) 

Categoria Iniciante Infantil Masculino 

1º Lugar: José Ailton (Boa Vista/RO) 

2º Lugar: Keven Falcão 

Categoria Intermediário Masculino 

1º Lugar: Vitor Emanuel 

2º Lugar: David Kalebe 

3º Lugar: Gustavo Maciel 

Categoria Adulto Feminino 

1º Lugar: Fernanda Maciel 

2º Lugar: Sabrina Veras 

3º Lugar: Esther Serruya 

Categoria Adulto Masculino 

1º Lugar: Fred 

2º Lugar: Lucas Italo 

3º Lugar: Weslison 

Categoria Master Feminino (a partir de 39 anos) 

1º Lugar: Karina Santos 

2º Lugar: Elkir 

3º Lugar: Daninha 

Categoria Master Masculino

1º Lugar: Wand Sampaio 

2º Lugar: Jhonathan Barros 

3º Lugar: Jovane 

Categoria Patins Tradicional

1º Lugar: Hudson Carvalho 

2º Lugar: Alan Kardek (55 anos) 

3º Lugar: Miki 

Categoria Trike Feminino 

1º Lugar: Fernanda Maciel 

2º Lugar: Brenda Cardoso 

3º Lugar: Kezi Gadelha 

Categoria Trike Masculino 

1º Lugar: Sidinei 

2º Lugar: Amarildo 

3º Lugar: Gerri 

Categoria Longboard

1º Lugar: Roger Bruce 

2º Lugar: Adan Lima

Foto – Divulgação/Fernando Serruya

Post Relacionado

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias

Prefeitura de Manaus realiza 8ª edição do ‘Oca vai à escola’ em unidade da zona Oeste

Victória Farias

Prefeitura realiza operação para liberar calçadas e trazer mais segurança ao trânsito

Patrick da Silva FARIAS