Blitz Amazônico
Saúde

Festival de Parintins 2024: FVS-RCP encerra ‘Carona na Prevenção’ alcançando 2 mil pessoas

Encerrou nesta quinta-feira (20/06), a ação “Carona na Prevenção”, iniciativa voltada ao fortalecimento das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que alcançou 2 mil pessoas em dois dias de campanha. A atividade é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). 

A ação foi realizada também na terça-feira (18/06), no pátio aos fundos do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, zona sul de Manaus. As 2 mil pessoas puderam dispor de testagem rápida para HIV e outras IST’s, atendimento  de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e dispensa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além de distribuição de insumos de prevenção, como preservativo, gel lubrificante e material de educação em saúde. 

As estratégias PrEP e PEP integram as atividades de prevenção coordenadas pelo Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs da FVS-RCP. A ação contou, ainda, com serviço de identificação de pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose.

“A testagem e prevenção ao HIV e outras ISTs antes de um evento de massa não apenas protege indivíduos, mas também fortalece a saúde pública, promovendo um ambiente seguro e inclusivo para todos os participantes de festas de grande porte como o Festival de Parintins”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

O gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na FVS-RCP, Jair Pinheiro, destaca a importância da prevenção combinada ao HIV e outras IST’s, incluindo para os participantes do Festival de Parintins. “Para quem vai curtir o festival, aproveite todas essas ações de saúde que estão sendo disponibilizadas na capital e em Parintins. Procure os pontos de PrEP em Parintins já organizados pela FVS-RCP para brincar o festival com muita proteção”, afirmou Jair. 

Coordenando o Programa Estadual de HIV e outras IST’s, Izabella Safe destaca a importância da promoção à saúde sexual. “É importante tirar o estigma de quem pode fazer PrEP, PEP, testagens de detecção para IST ‘s. Qualquer pessoa a partir de 15 anos, que se considere em risco de adquirir HIV e demais IST’s, pode buscar essas estratégias de prevenção. O intuito é manter a vigilância constante para reduzir novas infecções”, disse.

‘Carona na Prevenção’

O ‘Carona na Prevenção’ é uma ação do Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs, que integra a Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (GCCI) do  Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP. 

A ação faz parte do Projeto Amplia Amazonas para ampliar todas as estratégias de prevenção combinada ao HIV, especialmente, a PrEP e a PEP na prevenção ao HIV e outras IST’s. 

A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Organização Não-Governamental American Health Foundation (AHF), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), ambas de Manaus, e de Instituições-Membro do Comitê Estadual de Tuberculose,  Rede de Jovens Vivendo com HIV e do Fórum Amazonas de OSC em IST/HIV/Aids/HV/TB (Katiró, Aliança LGBT, Ardam, Assotram).

FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Post Relacionado

Centro de Testagem da Covid-19 no Vasco Vasques realizou mais de 24 mil exames

Redator

Policlínica Codajás atendeu mais de 330 mil pacientes em 2021

Redator

Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto

EDI FARIAS