Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus abre semana de prevenção a acidentes do trabalho na Semad

Servidores da Prefeitura de Manaus, lotados no complexo administrativo Semad, estão participando da 3ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipama), que teve início nesta terça-feira, 4/6. A abertura do evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste.

Na ocasião, o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, destacou a importância de oferecer aos servidores um ambiente de trabalho com as condições adequadas para o desenvolvimento das funções.

“O prefeito David Almeida, desde que assumiu a gestão da prefeitura, teve a preocupação de que fossem oferecidas aos servidores não só as condições adequadas, mas um conjunto de fatores que assegurem a qualidade de vida necessária. Isso vem sendo materializado na forma de remuneração condizente, com reajustes e correções, ofertas de capacitações, oportunidades de evolução no serviço público municipal, entre outras iniciativas. E a Sipama vem exatamente para contribuir nessa busca pela qualidade também no ambiente de trabalho”, disse o secretário.

Coordenada pela Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI), a terceira edição da semana tem como tema “Prevenção, aliada fundamental à saúde, à segurança e ao meio ambiente”. Durante três dias, haverá palestras sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho; Ergonomia; Assédio Moral; Infecções Sexualmente Transmissíveis; e Saúde Mental. A programação também inclui ginástica laboral, simulação de primeiros socorros e orientações sobre prevenção e combate a incêndios.

“A Sipama, desde a sua primeira edição, em 2022, tem foco na conscientização dos servidores do município, por meio da Semad, sobre os temas importantes que envolvem a prevenção de acidentes de trabalho e a qualidade de vida nesse ambiente”, explicou o presidente da CPPI, Cleves Bruce.  

Para a realização da 3ª Sipama, a Semad conta com a colaboração de instituições como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBM-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Este ano, além da programação, a Sipama está oferecendo atendimentos com consulta médica e de enfermagem, exame pré-natal, mamografia, tomografia, ultrassonografia, preventivo, planejamento reprodutivo, dispensação de medicamentos e vacinação. Para isso, a Semsa posicionou uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher no estacionamento da Semad. Também estão sendo realizados exames oftalmológicos com a participação de uma ótica parceira.

A CPPI tem a finalidade de promover ações voltadas para a preservação da integridade física e mental dos servidores. A comissão é formada por engenheiro, médico, técnico de segurança do trabalho e estagiários.

Foto – João Viana/Semcom

Post Relacionado

Obras para implantação de rede de água e esgoto vão interditar rua da zona Norte

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus garante serviços essenciais no feriado da Consciência Negra

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda e implanta mil sacas de rip-rap em trecho da rua Pará

victoria Farias