Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza abertura do nono festival olímpico das unidades da rede municipal de Educação

Com o tema “Brincadeiras do Passado: Conectando Gerações, Criando Memórias”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 17/5, a abertura da 9ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil. O evento aconteceu no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Lúcia Almeida, no bairro Aleixo, zona Norte, e reuniu estudantes e professores de creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da rede municipal de educação.

O festival é organizado pela Divisão de Educação Infantil (DEI), que realizou uma grande festa educativa na quadra do Cime com as crianças que participaram de atividades e brincadeiras tradicionais. O evento também marca a participação e o incentivo aos estudantes da rede municipal nas realizações de atividades físicas escolares, em que fez com que Manaus fosse escolhida como “Cidade Sul-Americana do Desporto 2024”.

Um dos momentos mais marcantes foi a criação do “catavento da alegria”, que assumiu o papel simbólico da pira olímpica. Essa representação emocionante, não apenas conectou as crianças com as brincadeiras do passado, mas também enfatizou a importância da alegria e da união na educação infantil.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, participou e brincou com as crianças durante o evento e falou sobre a importância dessas ações na rede municipal.

“Esse festival representa um marco importante em nosso compromisso com o desenvolvimento integral das crianças de Manaus. Ao celebrar as brincadeiras do passado, estamos não apenas resgatando nossa rica herança cultural, mas também promovendo valores essenciais como a união, a alegria e o aprendizado por meio da diversão. Estamos empenhados em promover iniciativas que fortaleçam esse vínculo entre as gerações e proporcionem experiências enriquecedoras para o futuro de nossa cidade”, comentou.

Para a dona de casa Sofia Guimarães, mãe da pequena Clara Eloá, de 4 anos, é importante o resgate das brincadeiras tradicionais, pois proporcionam momentos de conexão emocional. “Ver as brincadeiras do passado ganhando vida novamente e sendo compartilhadas entre as crianças e os educadores trouxe uma sensação de nostalgia e alegria para mim. Foi maravilhoso testemunhar como minha filha, estava completamente envolvida e entusiasmada em participar de cada atividade”.

Para o gestor do Cime Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, Anderson Rodrigues, participar de um evento onde as brincadeiras tradicionais foram o foco, permitiu resgatar tradições antigas. “Ver a quadra cheia de sorrisos e a alegria contagiante das crianças enquanto participavam das atividades foi realmente inspirador. Estamos gratos por termos tido a oportunidade de fazer parte de algo tão especial para comunidade escolar”, concluiu.

Foto – Eliton Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus inicia reforma e manutenção do Terminal de Integração da Cachoeirinha

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus prossegue com ‘Mutirão no Bairro’ no Alvorada

victoria Farias

Prefeitura de Manaus atua em obra emergencial após tubulação ceder no bairro Flores

blitzamazonico