A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), entregou, nesta sexta-feira, 10/5, a nova frota de veículos do serviço SOS Funeral. Ao todo, cinco carros fúnebres, sob contrato de locação, foram entregues, com o objetivo de qualificar e ampliar os atendimentos realizados pela secretaria a famílias em situação de vulnerabilidade social.
“O SOS Funeral é um dos serviços mais delicados da secretaria, então é muito importante que trabalhemos ativamente para garantir a qualidade de sua prestação. Entregar esses veículos significa reafirmar nosso compromisso com um trabalho de qualidade e, principalmente, com as famílias que atendemos”, destacou a titular da Semasc, Dermi Rayol.
O SOS Funeral é um dos serviços essenciais executados pela gestão municipal, responsável pelo atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem condições de arcar com os custos causados por mortes ocasionadas em quaisquer circunstâncias no município de Manaus.
Somente entre janeiro e abril de 2024, o serviço já realizou aproximadamente 1.400 atendimentos, oferecendo gratuitamente cortejo, remoção, translado fúnebre, urna funerária, isenção da taxa de sepultamento e o atendimento psicossocial às famílias atendidas.
De acordo com o gerente do SOS Funeral, João Cláudio Nobre, os novos veículos representam ainda mais qualidade de um serviço historicamente tão necessário.
“A partir de hoje, possuímos uma frota de veículos que não deve em nada a oferecida pelas funerárias particulares, e ainda com a garantia de um atendimento gratuito, humanizado e realizado com muito empenho. Esse é mais um passo na evolução do SOS Funeral”, afirmou.
Como buscar o serviço?
Pode-se entrar em contato com o SOS Funeral pelos números: 0800 280 8087/3215-2649/3631-9983 ou 98842-2963. A solicitação do serviço também pode ser feita na sede da Semasc, na avenida Ayrão com a avenida Ferreira Pena, Centro.
É necessário ter originais e cópias do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável legal do falecido. Os documentos da pessoa que morreu também devem ser apresentados (RG e CPF) com os originais e cópias. A declaração de óbito é um documento exigido e deve-se apresentar quatro cópias e o documento original.
Em casos de morte em casa, o familiar responsável deve primeiro realizar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia. Depois disso, deve ligar para o Serviço de Emissão de Declaração de Óbito, oferecido pela Semsa, no número 98842-8437. Após isto, deve-se ligar para o SOS Funeral, pois o corpo já estará liberado para o translado com a devida autorização da família.
Foto – Diego Lima / Semasc