Blitz Amazônico
Cultura

Atividades literárias, cinema, espetáculo dos Corpos Artísticos e boi-bumbá compõem o Agendão Cultural deste fim de semana

Diversas opções para todos os públicos fazem parte do Agendão Cultural deste sábado e domingo (20 e 21/04), nos espaços culturais do estado. Destaques para o retorno da cantata cênica “Carmina Burana” ao palco do Teatro Amazonas e as atividades que celebram os povos originários e a Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário. A programação é promovida pelo Governo do Amazonas, realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  

A importância da leitura será lembrada neste sábado (20/04) na Biblioteca Pública do Amazonas, onde terá programação, iniciando às 9h, com a roda de leitura “Explorando Mundos através da Leitura”, comandada pela escritora Leila Plácido. A iniciativa acontece em parceria com o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde os universitários assumem o papel de mediadores, contadores de histórias e facilitadores da interação entre as crianças e os livros. 

Ainda na biblioteca, das 15h às 16h, a biblioteca recebe a “Roda de Biblioterapia”, com a bibliotecária Marilane Pacheco e a professora Leila Nunes. A atividade convida a mergulhar em narrativas que curam a alma. Serão duas sessões simultâneas com até 15 vagas cada. Após às 16h, acontece o lançamento do livro “Leitura com afeto Podcast”, do qual Marilane e Leila são co-autoras. A obra traz a trajetória de ideação, de construção e de validação de um podcast. 

Os povos originários serão lembrados, também, neste sábado, na mostra “Olhar Indígena”, exibida às 18h30, no Cineteatro Guarany. A experiência de cinema etnocultural, organizada pelo cineasta Diogo Ferreira, promete uma imersão nas perspectivas e vivências dos povos indígenas do Brasil por meio de uma cuidadosa seleção de curtas-metragens e mini documentários. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

No Teatro Amazonas, no sábado (20/04) e domingo (21/04), às 20h, e no domingo, às 19h, a cantata encenada “Carmina Burana” volta a se apresentar, reunindo no palco Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e no shopingressos.com.br.

Já na noite de sábado (20/04), às 21h, o Movimento Marujada promove mais uma edição do pioneiro e tradicional Bar do Boi Caprichoso, no Sambódromo, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento também celebra os povos originários com shows de itens oficiais, toadeiros e participações especiais. A entrada é gratuita.

FOTOS: Marcely Gomes e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Post Relacionado

Conheça a história de Pamela Felício uma das estrelas da Ciranda do Binha

blitzamazonico

Ministra da Igualdade Racial desfilará na Unidos de Padre Miguel

EDI FARIAS

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

EDI FARIAS