Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove passeio no Palacete Provincial a famílias atendidas pelo Cras

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta sexta-feira, 26/1, um passeio nos diferentes museus alocados no Palacete Provincial, espaço localizado no centro histórico da cidade, a famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alvorada 3.

Ao longo da manhã, pais e filhos puderam conhecer e apreciar o acervo de mais de 400 mil itens do Museu de Numismática do Amazonas, do Museu da Imagem e do Som, da Pinacoteca do Estado do Amazonas e outras exposições.

“A proposta geral de nossas atividades externas é fazer com que essas famílias e suas crianças conheçam as potencialidades da cidade de Manaus, sua história, seus espaços culturais. É um momento em que fortalecemos os vínculos familiares e comunitários desses usuários e desenvolvemos um sentimento de pertencimento ao ambiente em que essas famílias se encontram”, explicou a assistente social Adria Vinhote.

Monitora de Turismo do Palacete Provincial, Gisele Oliveira destacou a importância da democratização do acesso à cultura a famílias em situação de vulnerabilidade social, ressaltando, ainda, a participação de equipamentos socioassistenciais nesse processo.

“Sabemos que, infelizmente, cultura como um todo é algo extremamente elitizado no país, então é muito importante que tenhamos um espaço público como esse para ofertar o acesso a diversas formas de arte de maneira gratuita e acessível”, afirmou.

Acompanhada de sua neta, a aposentada Maria Eliana da Costa, 64, apreciou a atividade e também destacou a importância de espaços culturais para a celebração do passado e a reflexão acerca do futuro.

“Atividades desse tipo são muito importantes para nossas crianças, para que elas possam conhecer melhor nossa cidade, nossa história, nosso passado e até as nossas vidas. Há coisas aqui que me recordam a minha juventude e que minha neta nunca teria contato no dia a dia, então acho realmente que seja fundamental que esses espaços continuem existindo”, destacou.

Foto – Diego Lima/Semasc

Post Relacionado

Papel do profissional de saúde no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil é tema de bate-papo virtual

Patrick

Prefeitura trabalha na recuperação de uma rede de drenagem profunda no bairro Praça 14 de Janeiro

victoria Farias

Prefeito David Almeida fiscaliza início das obras de revitalização do parque Lagoa do Japiim

Victória Farias