Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus retira 380 metros cúbicos de dejetos de igarapé na comunidade Novo Reino

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza dragagem e desassoreamento no igarapé da comunidade Novo Reino 2, no bairro São José Operário, zona Leste. Por dia, a equipe, com apoio de uma retroescavadeira e escavadeira hidráulica, retira, aproximadamente, 380 metros cúbicos de materiais imprestáveis, como entulhos e sedimentos.

“Esse é um trabalho necessário para a população, que sofre há anos com a falta de limpeza dos igarapés. Quando chove, o risco de transbordar e causar alagamentos na área aumenta bastante. A determinação do prefeito David Almeida é de trabalharmos todos os dias para retirar as toneladas de materiais descartados de forma incorreta e tornar a vida da população melhor dentro das comunidades”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

O serviço deve se estender a outros 14 igarapés da capital e se tornar recorrente, pois evita as sobrecargas nas redes de drenagem e os alagamentos nas residências.

Lucineide Morais, 47 anos, destacou o trabalho da gestão para a qualidade de vida da comunidade. “Quando as máquinas da prefeitura chegaram aqui, foi uma alegria, por termos a tão sonhada dragagem. Só agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, por estarem olhando pelo povo. Entrava prefeito e saía prefeito e ninguém fazia nada”, relata a moradora. 

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Manaus assinou ordem de serviço para início imediato de limpeza de três das principais fozes da capital: São Raimundo, Educandos e Tarumã. Semanas depois, a gestão sinalizou estender o serviço para outros 14 leitos em bairros e comunidades.

Foto – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Prefeitura divulga resultado das três primeiras etapas do edital de Credenciamento de Artistas e Espaços Culturais 2022

Victória Farias

Ação integrada entre Prefeitura de Manaus e Estado desarticula ocupação irregular no Nova Cidade

Patrick

Visa Manaus apreende cinco toneladas de alimentos impróprios para consumo em armazém na zona Oeste da cidade

blitzamazonico