Blitz Amazônico
Amazonas

Comunidades Yanomami no Amazonas recebem mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional

Três comunidades indígenas Yanomami no Amazonas recebem mutirão para serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), até o dia 16 de janeiro. As ações são coordenadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e contam com apoio do Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), responsável pela emissão de CINs no Estado.

O mutirão para emissão do documento iniciou nesta quinta-feira (11/01) nas comunidades de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), e Ariabu, localizada na divisa com o município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus). Nessas localidades os atendimentos serão realizados até 13 de janeiro.

Já no período de 14 a 16 de janeiro, as equipes do IIACM se deslocarão para a comunidade Maiá, também situada na região de fronteira com Santa Isabel do Rio Negro. Na comunidade moram cerca de 650 indígenas e mais de 100 pessoas não possuem documento de identificação.

As ações nas comunidades indígenas visam garantir o acesso à documentação básica aos povos Yanomami que residem em regiões distantes e de difícil acesso à políticas públicas e documentação básica.

Além da emissão de Carteiras de Identidade Nacional, outros serviços são oferecidos aos moradores das comunidades Yanomami. Entre eles estão orientação jurídica para documentação e ofícios para emissão da segunda via de certidão de nascimento, realizados pela Defensoria Pública do Amazonas e pelo setor de documentação da Funai, respectivamente.

Fotos: Divulgação: SSP/AM

Post Relacionado

Defensoria do Amazonas e Univaja alinham parceria para fortalecer direitos e garantir cidadania aos povos indígenas do Vale do Javari

victoria Farias

Em audiência pública, Defensoria do Amazonas ouve mães de pacientes da atenção domiciliar sobre dificuldade de acesso a produtos e serviços do SUS

victoria Farias

Idam atua na colheita de 696 quilos de milho em Careiro da Várzea

EDI FARIAS