Blitz Amazônico
Cidadania

Janeiro Branco: Policlínica Codajás realiza atividade alusiva a campanha de saúde mental  

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do setor de Saúde Mental, realizou na manhã desta sexta-feira (12/01) a abertura da campanha Janeiro Branco, que visa alertar sobre os cuidados com a saúde mental, nos setores do órgão de saúde.   

Estiveram presentes, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores, que participaram da palestra ministrada por profissionais da saúde mental, onde enfatizaram a importância do autocuidado, bem como a observação dos sinais de alerta aos amigos e familiares, para que possam buscar apoio de especialistas.  

Além disso, servidores e pacientes puderam interagir através de perguntas, bem como também receberam panfletos e laços brancos da campanha. 

O diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, presente na ação, destacou o trabalho realizado por toda a equipe, que alcançou a marca de 11 mil atendimentos em 2023. “O número mostra o quanto nossos profissionais são comprometidos e organizados com a saúde pública do estado, contribuindo para a descentralização das outras unidades de saúde. Parabenizo toda a equipe pelo empenho e dedicação por um SUS mais humanizado”, declarou.  

A psicóloga Fabiane Vasques explicou aos presentes o significado da campanha Janeiro Branco, bem como a origem, que surgiu em 2014, no Brasil, por iniciativa de um grupo de psicólogos de Minas Gerais. O mês de janeiro foi escolhido por ser o início do ano, período em que as pessoas costumam fazer planos e estabelecer metas.  

Fabiane explicou ainda que o mês de janeiro simboliza o início de algo novo, e ter saúde mental é ter equilíbrio nos pensamentos e emoções. “É como se tivéssemos uma tela em branco, onde ela pode ser pintada, reiniciada e reescrever uma nova história, ou seja, os recomeços. Ainda existe muito preconceito sobre o cuidado mental e precisamos acabar com os mitos sobre o tema”.  

A especialista enfatiza ainda que qualquer pessoa que tenha falta de saúde mental pode ser acompanhada por especialistas e levar uma vida normal, recebendo uma rede de apoio para evitar crises e ter uma vida com qualidade.  

Setor de saúde mental 

O setor de Saúde Mental foi reinaugurado em janeiro de 2022 e possui uma equipe formada por psicólogos, psiquiatras, neurologistas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros e auxiliares administrativos. 

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para atendimentos com a equipe de psicologia, é feito o acolhimento. Já para especialistas como neurologistas e psiquiatras, o atendimento é realizado via sistema de regulação Sisreg. A Policlínica Codajás está localizada na Avenida Codajás, nº 26, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. 

FOTO: Islania Lima / SES-AM

Post Relacionado

Projeto apoiado pela Prefeitura de Manaus usa realidade virtual como aliada na educação de crianças autistas

Victória Farias

‘Vuco-vuco’ nas alturas: companhia aérea oferece voos para quem tem fantasia em avião

Shayenne

Casal armado rende moradores em frente de casa e leva celulares em Manaus;

Jessika Caldas