Blitz Amazônico
Amazonas

Espaço do Prosamin+ em Santa Luzia é cedido ao Instituto Diversidade

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena as ações do Prosamin+, repassou o espaço para a administração do Instituto Diversidade, que irá oferecer os serviços. A entidade possui cerca de 20 anos de atuação.  

O novo Prosamin+, implantado pela atual gestão, tem como uma das suas inovações a Política de Gênero e Diversidade, que também é uma das salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do programa. “O programa prevê ações de cidadania e proteção à mulher e a outros públicos vulneráveis”, observa Marcellus Campêlo, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgão do qual a UGPE faz parte.

O repasse, conforme explica Campêlo, foi feito por meio da assinatura de um termo cessão que vai garantir sustentabilidade ao uso dos espaços construídos pelo Prosamin+, permitindo que esses locais, criados para proporcionar cidadania, permaneçam cumprindo esse papel social. “Já é o segundo espaço repassado através do Prosamin+. O primeiro foi o ELO São Raimundo, entregue para a Prefeitura de Manaus instalar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, destaca. 

A presidente do Instituto Diversidade, Bruna La Close, ressaltou a importância de um espaço para o acolhimento da população LGBTQIA+. Bruna enfatizou que a organização social também presta atendimento ao público em geral. “Trabalhamos com ações sociais e com acompanhamento psicológico, cursos de qualificação profissional e assistência jurídica, assim como a questão dos direitos humanos e a cidadania do público LGBTQIA+ e da população de uma forma geral” disse ela. 

Segundo a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, o gesto também abre espaço para desenvolver um momento de fala, de oportunidade e representatividade. “Tudo isso soma muito com o trabalho que o Prosamin+ já desenvolveu com as populações vulneráveis e que irá continuar com a nova Política de Gênero e Diversidade”, observa. 

Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

Post Relacionado

Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) destrói 16 fornos de carvão em Rio Preto da Eva

EDI FARIAS

Mais de 33 mil pessoas tiveram gratuidade total ou parcial no transporte rodoviário intermunicipal em 2022

EDI FARIAS

Coordenador do Caocrimo-AM, Igor Starling receberá título de Cidadão do Amazonas

blitzamazonico