Blitz Amazônico
Amazonas

Em evento sobre segurança cibernética, Prodam anuncia conquista da ISO 27001  

A Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão vinculado ao Governo do Amazonas, é a segunda empresa pública de tecnologia do país a conquistar a Certificação Internacional da Segurança da Informação, a ISO 27001. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/12), pelo diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, durante a abertura da “Prodam Week: Segurança e Qualidade da Informação”. 

De acordo com Lincoln Nunes, apenas 3.6% das empresas de todo o mundo têm a certificação ISO 27.001, o que coloca a Prodam e o governo do Amazonas em destaque no Brasil e no mundo quando o assunto é segurança da informação. 

“Esse é um prêmio que a Prodam ganha, pelo seu investimento em qualidade, mas na verdade é um presente para este governo, porque foi ele que nos propiciou poder chegar aonde nós chegamos hoje”. 

A Certificação ISO 27001 é uma norma internacional que define os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) em uma organização. 

O objetivo principal da ISO 27001 é fornecer uma estratégia para proteger informações sensíveis e garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações, além de gerenciar os riscos associados à segurança da informação de forma eficaz. 

Programação  

Segundo a gerente de Qualidade e Segurança da informação da Prodam, Lilian Gibson, a programação da Prodam Week foi pensada para reforçar a importância da segurança da informação para o alcance das estratégias de governos e empresas.  

“A segurança da informação tem um papel muito importante nas empresas, uma vez que ela traz a necessidade de sinalizar o risco. Os riscos de segurança da informação podem impactar no dia a dia das empresas, no funcionamento e até mesmo na sobrevivência das empresas. Então, quando você passa a fazer essas análises, primeiro dos riscos e tratar esses riscos, você tá melhorando a vitalidade da empresa e permitindo com que ela funcione melhor”, explicou. 

No primeiro dia de palestras da Prodam Week, os temas abordados foram: Segurança cibernética em tempos de transformação digital no setor público; Cenário das ameaças 2022 x 2023 e estratégias de SI; e Proteção de Dados Sensíveis no Mundo Digital. A integra das palestras podem ser conferidas na página do Youtube da Prodam, disponível em https://www.youtube.com/@ProdamAM/

A Prodam Week segue de modo on-line até sexta-feira (15/12). Até o encerramento, o evento terá 13 palestras, com especialistas internacionais e nacionais que abordarão diversos temas ligados à Cibersegurança, Lei Geral de Proteção de Dados e Gestão da Qualidade. As inscrições e detalhes da programação estão disponíveis em https://prodam.am.gov.br/prodam-week-2023/. 

Legenda:  

Lincoln Nunes, diretor-presidente da Prodam 

Lilian Gibson, gerente da qualidade e segurança da informação da Prodam  

Fotos: Mauro Neto/Secom 

Post Relacionado

Juíza da Comarca de Barcelos recebe Selo Ouro do CNJ

blitzamazonico

Moradores de Barcelos (AM) sofrem com ausência de internet

blitzamazonico

Programa de redução de desperdício do Governo do Estado coletou 155 toneladas de alimentos em 2021

Victória Farias