Blitz Amazônico
Amazonas

Em evento sobre segurança cibernética, Prodam anuncia conquista da ISO 27001  

A Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão vinculado ao Governo do Amazonas, é a segunda empresa pública de tecnologia do país a conquistar a Certificação Internacional da Segurança da Informação, a ISO 27001. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/12), pelo diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, durante a abertura da “Prodam Week: Segurança e Qualidade da Informação”. 

De acordo com Lincoln Nunes, apenas 3.6% das empresas de todo o mundo têm a certificação ISO 27.001, o que coloca a Prodam e o governo do Amazonas em destaque no Brasil e no mundo quando o assunto é segurança da informação. 

“Esse é um prêmio que a Prodam ganha, pelo seu investimento em qualidade, mas na verdade é um presente para este governo, porque foi ele que nos propiciou poder chegar aonde nós chegamos hoje”. 

A Certificação ISO 27001 é uma norma internacional que define os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) em uma organização. 

O objetivo principal da ISO 27001 é fornecer uma estratégia para proteger informações sensíveis e garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações, além de gerenciar os riscos associados à segurança da informação de forma eficaz. 

Programação  

Segundo a gerente de Qualidade e Segurança da informação da Prodam, Lilian Gibson, a programação da Prodam Week foi pensada para reforçar a importância da segurança da informação para o alcance das estratégias de governos e empresas.  

“A segurança da informação tem um papel muito importante nas empresas, uma vez que ela traz a necessidade de sinalizar o risco. Os riscos de segurança da informação podem impactar no dia a dia das empresas, no funcionamento e até mesmo na sobrevivência das empresas. Então, quando você passa a fazer essas análises, primeiro dos riscos e tratar esses riscos, você tá melhorando a vitalidade da empresa e permitindo com que ela funcione melhor”, explicou. 

No primeiro dia de palestras da Prodam Week, os temas abordados foram: Segurança cibernética em tempos de transformação digital no setor público; Cenário das ameaças 2022 x 2023 e estratégias de SI; e Proteção de Dados Sensíveis no Mundo Digital. A integra das palestras podem ser conferidas na página do Youtube da Prodam, disponível em https://www.youtube.com/@ProdamAM/

A Prodam Week segue de modo on-line até sexta-feira (15/12). Até o encerramento, o evento terá 13 palestras, com especialistas internacionais e nacionais que abordarão diversos temas ligados à Cibersegurança, Lei Geral de Proteção de Dados e Gestão da Qualidade. As inscrições e detalhes da programação estão disponíveis em https://prodam.am.gov.br/prodam-week-2023/. 

Legenda:  

Lincoln Nunes, diretor-presidente da Prodam 

Lilian Gibson, gerente da qualidade e segurança da informação da Prodam  

Fotos: Mauro Neto/Secom 

Post Relacionado

Defensoria e Cáritas firmam acordo para ofertar assistência jurídica a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual 

victoria Farias

Prefeitura abre a vacinação contra influenza para toda a população a partir desta quinta, 18/5

victoria Farias

Prefeitura espera atender 500 mil pessoas nos cemitérios de Manaus no Dia de Finados

blitzamazonico