Blitz Amazônico
Saúde

Vigilância epidemiológica: Saúde realiza visitas técnicas em 27 municípios do interior do Amazonas

A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas–Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulga, nesta quinta-feira (23/11), um balanço de 27 visitas técnicas da Vigilância Epidemiológica em 18 municípios do Amazonas.

Os dados são referentes ao período de janeiro a outubro de 2023 e fazem parte do planejamento institucional da Fundação, em atuar com suporte na identificação de desafios e necessidades específicas de cada município. As visitas são uma forma diferenciada de capacitar os profissionais da vigilância em saúde sobre a prevenção de agravos, a partir da importância e fortalecimento de vínculos entre coordenadores da rede estadual e municipal para uma vigilância mais sensível e especializada.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acrescenta sobre a importância de manter o apoio junto aos municípios para o fortalecimento da vigilância em saúde. “O nosso monitoramento é permanente e contínuo com as secretarias municipais de saúde. Dessa forma integrada, apoiamos os municípios respeitando suas especificidades de território”, destaca a diretora.

A gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do (GVDT), Noélia Araújo, também destaca sobre a importância dessa estratégia. “As visitas são realizadas de acordo com a necessidade de suporte pelos municípios e a sazonalidade das doenças”, afirma.

Municípios

Os municípios que receberam a visita técnica de janeiro a outubro foram: Humaitá, Tabatinga, Tonantins, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Ipixuna, Manacapuru, Maraã, Iranduba, Presidente Figueiredo, Borba, Careiro Castanho e Alvarães, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea.

FOTOS: Divulgação/RVS-RCP

Post Relacionado

Cartilha sobre saúde ocular na infância orienta pais e professores

EDI FARIAS

Em seis meses, Dermato Saúde realizou mais de 13 mil exames dermatológicos no interior do Amazonas

EDI FARIAS

HPS João Lúcio pede apoio para localizar familiares de paciente vítima de agressão

Victória Farias