Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove discussão sobre parto prematuro e atenção ao recém-nascido

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prematuridade, a Prefeitura de Manaus, promoveu nesta terça-feira, 14/11, no Hospital Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, o Simpósio em Alusão à Prematuridade, que faz parte da campanha “Novembro Roxo”. O evento reuniu profissionais da atenção primária, ambulatórios de seguimento do bebê de risco e da maternidade Moura Tapajóz, que compartilharam conhecimentos sobre as condições de saúde enfrentadas por grande parte dos bebês que nascem prematuros.

A partir do tema central “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, os participantes discutiram as formas de atendimento personalizado e direcionado para os bebês que nascem de forma prematura e destacaram a importância da prevenção e dos cuidados do parto prematuro, além de suas causas e consequências.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, a diretora de Atenção Primária, Sonja Ale Farias, e a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Janaína Terra, participaram da abertura da programação.

Para Djalma Coelho, o evento foi importante por permitir a troca de informações e experiências entre os profissionais envolvidos em uma condição que apresenta riscos significativos para a saúde das crianças.

“Neste evento pudemos discutir ações e estratégias para possibilitar a prevenção da prematuridade, a melhoria do cuidado pré-natal seu impacto na redução de nascimentos prematuros. Foi um evento muito produtivo”, informou Coelho.

A programação contemplou palestras, mesa-redonda e debates entre pediatras e neonatologistas da Sociedade Amazonense de Pediatria, que esclareceram dúvidas relacionadas ao desenvolvimento e cuidados específicos de bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação.

De acordo com a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, Janaína Sá Terra, o evento cumpriu sua missão de promover o debate e a conscientização sobre o tema.

“Famílias e cuidadores orientados são fundamentais no processo de desenvolvimento da criança, pois como esses bebês são mais vulneráveis que crianças que nascem no tempo normal, precisam de um olhar mais atento e cuidados específicos. O evento permitiu a criação desse espaço de troca que é fundamental para que o cenário melhore”, disse.

“Novembro Roxo”

A campanha “Novembro Roxo” contempla ações de sensibilização nas unidades da Semsa e conta com a colaboração da Sociedade Amazonense de Pediatria e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

Segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prematuridade é a maior causa global de morte em crianças menores de 5 anos de idade. O Brasil é o 10º colocado no ranking de países com maior número de partos prematuros e fica em terceiro lugar entre os países da América Latina em que mais nascem bebês antes do prazo, com uma porcentagem de 11,1%.

Em Manaus, o número de nascidos vivos de bebês prematuros teve um crescimento nos últimos 9 anos, que passou de 8,35% em 2013 para 9,39%, em 2022.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus participa de encontro da InRede com foco no planejamento urbano

victoria Farias

Prefeito David Almeida realiza lançamento da 2ª edição do ‘Natal das Águas’

Victória Farias

Prefeitura substitui tubulações de drenagens e implanta galeria pluvial na comunidade Santa Marta

Victória Farias