Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Santo Antônio e Tancredo Neves recebem Unidades Móveis de Saúde da Mulher nesta quarta, 25/10

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa o reposicionamento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher que atendem as zonas Leste e Oeste. A partir desta quarta-feira, 25/10, as estruturas irão ofertar serviços às usuárias dos bairros Tancredo Neves e Santo Antônio, respectivamente. Já a estrutura da zona Norte seguirá com os atendimentos no bairro Santa Etelvina.

Na zona Leste, a partir da quarta-feira, a unidade itinerante voltada à saúde da mulher seguirá atendendo as usuárias da comunidade Nova Floresta, agora posicionada na rua Ágatas, bairro Tancredo Neves. Até a sexta-feira, 20/10, o conjunto móvel funcionou na vizinhança da escola municipal Divino Pimenta Faleiros, na avenida Topázio, bairro Jorge Teixeira, na mesma comunidade.

Por sua vez, na quarta-feira, a unidade móvel que atende a zona Oeste começa a funcionar no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio. Até o dia 20/10, a estrutura ofertou serviços às usuárias da comunidade Parque Riachuelo, situada na rua Beija-Flor Vermelho, no Tarumã.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Norte segue posicionada na rua Dorgival Azarias de Albuquerque, no bairro Santa Etelvina, onde tem previsão de permanecer até sexta-feira, 27/10.

Serviços e procedimentos

Em pouco menos de três meses de atividade, desde a inauguração, nos dias 25/7 (Norte) e 26/7 (Leste e Oeste), até a última quarta-feira, 18/10, as três Unidades Móveis de Saúde da Mulher já somam 27.131 procedimentos ofertados à população. Dentre eles se incluem 2.158 mamografias; 2.694 coletas de exame preventivo; 9.358 exames de ultrassonografia, dos quais 1.436 da mama; e 10.028 consultas, sendo 6.225 médicas e 3.803 de enfermagem.

Os atendimentos das unidades são voltados, exclusivamente, para a população feminina de bairros e comunidades das zonas Leste, Norte e Oeste, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h.

As estruturas itinerantes integram estratégia da Semsa Manaus para o fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde dirigidas ao público feminino, com ênfase no pré-natal e no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do útero, e para a ampliação da cobertura da atenção básica, facilitando o acesso à saúde entre moradoras de áreas mais carentes desses serviços.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus inicia levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti

victoria Farias

Prefeitura busca melhorias no transporte público para pessoas com deficiência em reunião com associações

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus lança edital do ‘Carnaval 2025’ para fomentar cultura e inclusão

blitzamazonico