Blitz Amazônico
Meio Ambiente

UGPE reúne parceiros de sustentabilidade do Prosamin+ 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas promoveu, nesta quinta-feira (19/10), uma reunião com 17 parceiros do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O objetivo do encontro, realizado no auditório do órgão, foi apresentar o avanço das obras nas áreas de intervenção, para que todos os envolvidos, diretamente ou indiretamente, possam contribuir no sucesso do programa. 

Órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a UGPE é responsável pelas obras do Prosamin+. O programa está urbanizando um trecho do igarapé do Quarenta, que vai da Manaus 2000, no Japiim, zona sul, até a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste.  

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, as obras geram impactos importantes para a cidade e, no momento em que estão ganhando celeridade nas áreas de intervenção, necessitam de uma atenção especial dos órgãos municipais, estaduais, federais e demais parceiros, como as empresas de serviços públicos. 

Na reunião, estavam presentes a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc), Superintendência de Habitação (Suhab), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Limpeza Pública (Semuslp), de Infraestrutura de Manaus (Seminf), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Amazonas Energia, Construtoras ETAM, Progresso e os consórcios + Social e  Awãn. 

Na ocasião, o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, fez um panorama do estágio atual do Prosamin+ e um convite para a criação de um grupo de WhatsApp com pontos focais dos parceiros. “Nesse momento, a gente reencontra os órgãos parceiros, que dão a sustentabilidade do programa, para que os nossos projetos aconteçam e estejam bem inseridos no contexto da cidade. Então, estamos mostrando o que é o novo programa, quais as ações previstas, status da obra, os serviços de gestão de monitoramento que estão sendo feitos para condução desse projeto e para que possamos inseri-los de forma que nos ajudem para o sucesso das obras e da gestão do Prosamin+”, ressaltou Cardoso. 

Como exemplo da importância do trabalho em parceria, ele citou as obras de saneamento, nas quais a concessionária de água da cidade, a empresa Manaus Ambiental, precisa acompanhar, desde a concepção até a entrega. “Se o órgão estiver dentro do processo junto com a gente, já vai saber onde estão as redes de esgoto e de água que o programa vai entregar. O mesmo entendimento para a Prefeitura, que é quem vai receber todas as obras que o programa está realizando”, observou. 


Fotos:
 Lincon Ferreira/Sejusc

Post Relacionado

Sema promove mutirão de castração para cães e gatos na Cidade Nova

Patrick

Governo lança edital para concessão da Flona do Jatuarana, no Amazonas

EDI FARIAS

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal

EDI FARIAS