Blitz Amazônico
Educação

Eeti Djalma Batista sedia 90ª reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental 

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea/Am), realizou, nesta quarta-feira (27/09), seu 90º encontro reunindo 47 instituições na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Djalma da Cunha Batista, localizada na zona sul de Manaus. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), marca a retomada dos encontros presenciais da comissão, após a pandemia.  

Durante a reunião foram abordadas políticas públicas e ações formais e não formais realizadas em escolas ou instituições que sejam voltadas para a educação ambiental no Amazonas. Além disso, temas como queimadas, questões relacionadas à água e também a intensa onde calor foram abordados pela comissão. Na ocasião, também foi retomado o Grupo Técnico (GT) para a revisão do Decreto Estadual e a elaboração/finalização do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Thelma Prado, membro da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, ressaltou que essa primeira reunião pós-pandemia foi um momento de retomar e fortalecer as ações que estão sendo desenvolvidas com instituições parceiras dentro da Educação Ambiental no estado.

“O Governo do Amazonas possui uma bandeira voltada para a Educação Ambiental. Hoje a comissão que está na Secretaria de Educação e preside o Ciea vem reforçar essas ações dentro da educação, para um futuro melhor e uma melhor qualidade de vida por meio das políticas públicas”, compartilhou a coordenadora.

Discussão na Escola

Para o diretor da Eeti Djalma Batista, Luís Centurião, receber a comissão na escola é de fundamental importância, principalmente neste momento onde se faz necessário discutir sobre a preservação do meio ambiente e os cuidados com a natureza, principalmente devido às ondas de calor intensas que o estado vem sofrendo.

“Na conversa que tivemos, pudemos detectar alguns pontos onde a escola pode atuar como agente e trabalhar junto da comissão e da Secretaria de Educação para melhorar a questão ambiental, tanto da escola quanto da cidade”, afirmou o diretor da escola.

A estudante Gabriele Souza, 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, deu as boas-vindas à comissão na escola. A aluna falou sobre a importância de debater a questão ambiental, principalmente no meio escolar, e aprender sobre a educação socioambiental.

“Para nós, estudantes amazonenses, é de suma importância conscientizar sobre a situação do nosso planeta. Eu desejo que todos que estudam comigo ou de outras séries em geral possam ter conhecimento sobre esse assunto, e tratar como algo muito relevante e importante para nós”, disse a estudante.

Integram a Ciea, secretarias estaduais, associações, fóruns, instituições de Ensino Superior, instituições de pesquisas, entre outros representantes.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Post Relacionado

Professores da Prefeitura de Manaus participam da 8ª Socialização de Práticas Pedagógicas da Semed

victoria Farias

Estudantes da rede estadual de ensino se preparam para participar das Paralimpíadas Escolares

Redator

CHAPA 19 MUDA O CENÁRIO DA PONTA NEGRA

Redação