Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria realiza o I Simpósio sobre saúde mental infantojuvenil, em Manaus

Evento será nesta quinta e sexta-feira, com palestras sobre a garantia e proteção dos direitos de crianças e adolescentes

Em programação voltada para o Setembro Amarelo, o Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza o I Simpósio de Garantia da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, nos dias 28 e 29, de 8h às 17h, em formato online e presencial, na sede da Defensoria, localizada na Av. André Araújo, Aleixo.  

“A ideia é fomentar a discussão, conhecer os trabalhos realizados em diferentes contextos que englobam o cuidado à saúde mental de crianças e adolescentes e também trazer à tona a importância do trabalho multidisciplinar na atenção integral a esse público”, destaca a psicóloga do Nudeca e uma das coordenadoras do evento, Mayara Feitoza.  

No primeiro dia (28), o simpósio abordará as temáticas “Saúde Mental de crianças e adolescentes: garantir para proteger” e “Para além do ato infracional: intervenções e práticas emancipatórias”. As palestras serão conduzidas por professores das universidades federais do Amazonas (UFAM) e de Santa Catarina (UFSC) e da PUC-SP e outros profissionais da área.  

Na sexta-feira (29), haverá o debate sobre “Crianças, adolescentes e suas famílias e Assistência Social: na busca do fortalecimento das estratégias de proteção” e “A complexidade dos efeitos da violência contra crianças e adolescentes: da análise às estratégias de cuidado” com palestrantes da PUC-MG, UFAM, Universidade Estadual de Paraíba (UEPB), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Cáritas Arquidiocesana. 

O evento também conta com apresentações musicais dos grupos Curumim na Lata e Os Sopraninos. 

As inscrições para a participação presencial estão encerradas, mas os interessados poderão acompanhar a programação pela transmissão online na página do Youtube da Defensoria. 

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.   

Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).   

Em 2022, a ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM. 

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.   

Foto: Evandro Seixas-DPE/AM

Post Relacionado

Diretor-Presidente do Ipaam recebe maior produtor de Crédito de Carbono do mundo

EDI FARIAS

‘Sesc Saúde Ribeirinha’ leva serviços gratuitos para comunidade Paraná da Terra Nova, no Careiro da Várzea

victoria Farias

Brucelose: Pecuaristas devem vacinar bezerras, bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses

EDI FARIAS