Blitz Amazônico
Cidadania

No Amazonas, deputados aprovam projeto de lei que proíbe sátiras a símbolos cristãos

Os deputados estaduais aprovaram nessa quinta-feira (21), na Assembleia Lesgislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº183/2023, de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL), que proíbe sátiras e ridicularização a símbolos cristãos.

“A referida proposta visa combater a discriminação, ridicularização da fé crista, mediante sátiras e menosprezo que levem a dissimular o ódio aos cristãos no âmbito do Estado do Amazonas”, diz trecho do projeto.

Caso haja algum descumprimento da lei, multa prevista é no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

“A prática de qualquer religião é assegurada pela Constituição Federal, entretanto, nos últimos anos, temos acompanhado inúmeras situações de ridicularização à fé cristã, geralmente sob a alegação de expressão artística, principalmente em festividades como o Carnaval. E é justamente contra tais práticas que meu projeto busca atuar”, argumenta Débora Menezes.

O projeto também proíbe a liberação de verbas públicas para a contratação ou financiamento da cobertura de eventos, desfiles carnavalescos, espetáculos ou passeatas, promovidas por associações ou instituições equivalentes, que pratiquem a intolerância religiosa.

O projeto já havia sido vetado pelo governador Wilson Lima, mas com a derrubada do veto em plenário, a proposta volta para a sanção do estado, para se tornar lei no Amazonas.

Post Relacionado

Em 2020, beneficiários de planos de saúde somavam 47,4 milhões

Redator

Anvisa monitora dois navios após aumento de casos de covid-19 a bordo

Jessika Caldas

Mais de 55% dos contribuintes do IPTU de Manaus estão inadimplentes

Victória Farias